Adriano Lima, de Tramandaí, é escolhido melhor intérprete do 31º Ronco do Bugio
◔ 01/09/2024 14h21min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Ronco do Bugio #Adriano Lima #TramandaíTramandaí foi muito representada no 31º Ronco do Bugio que foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto, em São Francisco de Paula/RS, cidade serrana considerada por muitos como o berço do Bugio, o único gênero musical surgido no Rio Grande do Sul.
Adriano lima foi escolhido como o melhor intérprete com a canção Baile Serrano. Conforme Lima, o Ronco do Bugio é um dos mais tradicionais festivais de música do RS. “ Já fui vencedor por três vezes neste festival e também já fui jurado. Ganhar como melhor intérprete é a coroação de um trabalho e me deixa muito feliz, pois no palco desfilaram grandes e talentosos cantores. Além disto, havia um grande público com lotação total do CTG Rodeio Serrano e o Roco do Bugio é um baita festival.” Disse Adriano.
Adriano Lima é morador de Tramandaí sendo um dos intérpretes mais premiados nos festivais nativistas gaúchos, vencedor dentre outros do Ronco do Bugio de São Chico de Paula, Reculuta de Guaíba, Penha de Lageado, Guianuba de Sapucaia do Sul (2 edições), Coxilha Negra de Butiá. Foi cantor dos grupos SOM CAMPEIRO e ALMA DE CAMPO. Gravou pela Galpão Crioulo Discos seu CD individual "TROVEIRO DAS ESTRELAS". Atuou em praticamente todos os festivais, foi um dos intérpretes que mais defendeu canções do grupo "OS POSTEIROS", ícone da música gaúcha. No palco do CTG Rodeio Serrano, concorreram 23 composições inéditas, sendo 10 da Fase Local, 10 da Fase Geral e 03 instrumentais, executadas em solos de acordeon.
Durante o festival acontecerão shows com Pedro Ernesto Denardin, Cesar Oliveira e Rogério Melo, baile com o grupo Cantando o Rio Grande e Seminário e Roda de Conversa sobre o ritmo Bugio, seguido do Ronco Estudantil com apresentação de alunos da rede municipal de São Francisco de Paula.
Ao final, a comissão avaliadora formada por Leonel Almeida, Luciano Maia, Paulo de Freitas Mendonça, Volnei Gomes e Zezinho Claro, definiu a seguinte premiação:
Primeiro Lugar: BUGIO DO JOSÉ VELHO
Letra: Valdeci Quadros
Melodia: Desidério Souza
Interpretação: Desidério Souza
Segundo Lugar: BUGIO, EU VIM VER DE PERTO
Letra: Pingo Martins/Paulo Moehlecke
Melodia: Roberson Paquito
Interpretação: Paquito e Jóia
Terceiro Lugar: COROANDO A ALMA DE AURORA
Letra: Jones Andrei Vieira
Melodia: Jones Andrei Vieira /Ariel dos Reis
Interpretação: Ariel Reis
Melhor Intérprete: ADRIANO LIMA
Música: Baile Serrano
Melhor Instrumentista: RODRIGO PIRES
Instrumento: Gaita
Música: O Serrano Que Eu Sou
Mais Popular: RAÍZES SERRANAS
Letra: Tomaz Schuch/Douglas Schwaab
Melodia: Ubiratã Reis/Ariel Reis
Interpretação: Douglas Schwaab
Ronco da Terra - Melhor Bugio Local: COROANDO A ALMA DE AURORA
Letra: Jones Andrei Vieira
Melodia: Jones Andrei Vieira /Ariel dos Reis
Interpretação: Ariel Reis
Melhor Instrumental de Gaita: DEU BUGIO NA CAIXA D'ÁGUA
Autor: Edilberto Bérgamo
Interpretação: Edilberto Bérgamo
Foto- Divulgação
Dapraia News com informações do site Ronda dos Festivais