Infraero assume Aeroporto Regional de Torres
◔ 05/09/2024 07h58min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Aeroporto de Torres #infraero #CANELA #Litoral NorteO Ministério de Portos e Aeroportos editou nesta segunda, 2 de setembro, as portarias nº 422/2024 e 423/2024 que atribuem à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a operação e exploração dos Aeroportos de Torres (SSTE) e de Canela (SSCN), no Rio Grande do Sul. “O investimento federal nos aeroportos do estado é uma ação efetiva para que o transporte aéreo amplie alternativas em todo o território gaúcho”, enfatizou o ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
No dia 12 de julho, ocorreu a transferência da gestão do Aeroporto de Torres – bem como do Aeroporto de Canela – do Estado do RS para a União. Agora (começo de setembro), com a resolução dos trâmites burocráticos, a operação e exploração foi oficialmente repassados a Infraero.
No começo de agosto, o governo do Estado do RS concluiu as obras de revitalização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Torres, no Litoral Norte. Antes disso, o governo gaúcho havia contratado uma consultoria técnica especializada para avaliar as obras essenciais para os aeroportos regionais. Conforme reportagem da GZH (publicada cerca de 20 dias atrás) o investimento necessário na próxima etapa seria de R$ 1,69 milhões, com a maior parte desse valor, R$ 788,22 mil, sendo alocada para a melhoria da pista.
Conforme a Secretaria para Apoio à Reconstrução do RS, a transição operacional dos aeroportos – do Estado do Rio Grande do Sul para a Infraero – deverá ser concluída no prazo de até 120 dias a partir da publicação das portarias.
Estima-se que, em Torres, as aeronaves poderão transportar – já no primeiro momento após as melhorias necessárias– até 72 passageiros por viagem. Em mais longo prazo, voos com aeronaves maiores (Boeing e Airbus, com até 165 passageiros) são previstos. As operações, porém, dependem da oferta por parte de empresas aéreas.
Foto- Divulgação
A Folha Torres/Gov.br/GZH