AGORA!

Quinta, 21 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: MPF diz que, em princípio, não há elementos para paralisar a obra do emissário que lançará efluentes no Rio Tramandaí

MPF diz que, em princípio, não há elementos para paralisar a obra do emissário que lançará efluentes no Rio Tramandaí

◔ 05/09/2024 09h29min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags:

Nesta quarta-feira, 4 de setembro, ocorreu reunião virtual entre cinco prefeitos do litoral Norte, Ministério Público Federal, Ministério Público do RS, Defensoria Pública, Fepam e Aegea que tratou da questão do emissário que levará efluentes da Estação de Tratamento II de Xangri-Lá para um ponto do Rio Tramandaí em Atlântida Sul, município de Osório.

Conforme o jornal Zero Hora, em sua manifestação, o procurador da República Claudio Terre do Amaral disse que foram apresentados estudos e ouvidas as partes e que, em princípio, não há elementos técnicos ou jurídicos para paralisar a obra.

Agora, o MPF irá encaminhar os documentos apresentados pela Corsan e Fepam para uma análise técnica que deverá ser feita até outubro e também analisará requerimento do Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte. Este documento tem cerca de 400 páginas com argumentos contrários a obra. 

O Movimento, que participou da audiência como ouvinte, pede a paralisação da obra devido a possíveis impactos ambientais. " Não houve debate com a sociedade e as pessoas que vivem no entorno da Bacia Hidrográfica como pescadores, quilombolas, indígenas e população em geral não foram consultadas e vamos recorrer a todas instâncias legais para impedir que o esgoto seja lançado no rio Tramandaí." diz o Movimento.

Participaram os municípios de Tramandaí, Imbé, Osório, Xangri-Lá e Capão da Canoa. O prefeito de Tramandaí , Luis Carlos Gauto da Silva, disse que os órgãos de estado estão tentando justificar o projeto como não poluidor, mas ao mesmo tempo não transmite a segurança no lançamento dos efluentes.

A obra iniciou em março deste ano e os trabalhos que estão realizados pela Corsan já foram licenciados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Segundo o site GZH, a Corsan ressaltou que a obra do emissário de Xangri-Lá, que compõe a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Litoral Norte, “está licenciada e atende a todas normativas previstas pelas leis ambientais”. Também afirmou que a Estação de Tratamento de Xangri-Lá (ETE II) “dispõe de tecnologia moderna e opera 24 horas por dia com monitoramento permanente por meio do Centro de Operações Integradas (COI) mantido pela Companhia e também receberá investimentos ainda este ano, possibilitando a ampliação de sua capacidade e performance”.

A Fepam informou, também por meio de nota encaminhada ao GZH, que estabeleceu uma equipe técnica para analisar o estudo da Corsan sobre o lançamento de esgoto em lagoas e canais. De acordo com a fundação, o trabalho “detalhou a quantidade e a qualidade do esgoto que pode ser despejado em cada ponto, definindo padrões de emissão e níveis adequados de tratamento”.

Diante disso, o órgão aprovou dois pontos para o início gradual do lançamento, “inicialmente com vazões reduzidas e depois aumento progressivo, conforme os monitoramentos”. A fundação destacou que as licenças “condicionam o lançamento a qualidade do esgoto tratado, manutenção da capacidade de infiltração, monitoramento contínuo e estudo de viabilidade para lançamentos no oceano”.

As autorizações da Fepam foram concedidas para a Lagoa dos Quadros (Estações de Tratamento de Esgoto - ETE de Capão da Canoa) e Ponto 3 (ETE de Xangri-Lá). O Ponto 4 (ETE de Imbé) ainda está em avaliação, segundo o órgão.



Foto- Divulgação

Dapraianews com informações do jornal Zero Hora




Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
114
Uau!
37
Triste
314
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO