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Prefeitos da região Sul do estado mostram preocupação com projeto de porto em Arroio do Sal

◔ 08/10/2024 14h48min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #porto meridional de Arooio do Sal #Azonasul #preocupação porto Arroio do Sal #Luciano Pinto da Silva

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que reúne 23 prefeituras da Região Sul, manifestou sua preocupação e rejeição à recente aprovação do projeto de construção do Porto Meridional em Arroio do Sal, no Litoral Norte, anunciado pelo governo federal. A entidade, presidida pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), argumenta que a iniciativa trará graves impactos socioambientais e econômicos para o Rio Grande do Sul, enquanto o potencial portuário existente em Rio Grande e Santa Catarina ainda é subutilizado.

Impactos econômicos

Um dos principais pontos levantados pelos prefeitos questiona a viabilidade econômica do Porto Meridional. A entidade, em conjunto com especialistas, alertou que os portos de Rio Grande e do sul de Santa Catarina, que já possuem uma infraestrutura adequada, estão subutilizados. A construção de um novo porto poderia apenas redistribuir as cargas entre os terminais existentes, sem gerar benefícios adicionais ao estado.

“O Porto de Rio Grande já tem uma infraestrutura robusta e eficiente. Qual é a lógica de criar um novo porto quando temos uma capacidade ociosa significativa aqui? Precisamos concentrar esforços em modernizar e maximizar o uso do que já está em operação”, argumentou Paula.

Preocupações ambientais

Além do impacto financeiro, a Azonasul destaca o potencial dano ambiental com a construção de uma barreira impermeável no mar, que faz parte do projeto do novo porto. A obra poderá causar retenção de sedimentos, aumentar as praias ao sul e provocar erosão ao norte. Nos últimos eventos climáticos, os problemas decorrentes de assoreamentos ficaram evidenciados e a gravidade das ocorrências geram um aumento da insegurança em relação ao referido projeto e à estratégia da barreira impermeável.

Acesso terrestre inadequado

Outro ponto crucial destacado pela entidade é a falta de infraestrutura terrestre para o transporte de cargas pesadas até Arroio do Sal e, consequentemente, o desvio de recursos para as obras estruturantes da região sul, como o termino da duplicação da BR-116 e demais investimentos em logísticas, para a localidade.

“Antes de pensar em novos portos, deveríamos estar falando sobre melhorias na infraestrutura existente, como a ampliação das hidrovias e a otimização dos acessos terrestres aos portos atuais. Falta clareza nos custos e benefícios desse projeto”, alertou a presidente da Associação.

A Azonasul reafirma seu compromisso com o fortalecimento do Super Porto de Rio Grande, que já tem capacidade para atender as demandas logísticas do Estado. Os prefeitos alertam que o Rio Grande do Sul vive um momento de retomada e defendem que novos investimentos sejam canalizados para infraestrutura portuária já existente, que possui potencial para crescer sem os impactos negativos de se começar do zero.

O prefeito eleito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, disse que o empreendimento terá um grande impacto positivo na economia em todo o RS. “ Observo que a Azonasul está contrária a este porto e nós devemos também fazer um movimento em favor da construção do Porto Meridional. Quero liderar este movimento, pois já venho trabalhando no sentido de abrir portas para outros grandes investimentos na região. O que vai acontecer terá grandes reflexos na economia da região e do RS.” Disse Luciano.

No próximo dia 20 o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho assina o contrato para execução do Porto Meridional de Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul.

“A notícia positiva é que a gente vai anunciar no Estado, um investimento na ordem de mais de 1,3 bilhão de reais que vão gerar mais empregos. Isso vai mudar completamente a matriz econômica do Rio Grande do Sul”, declarou o ministro Silvio Costa Filho.

A previsão é de que a fase de construção do Porto Meridional de Arroio do Sal promova mais de 2 mil oportunidades de trabalho direto e 5 mil indiretos. Esses empregos abrangem uma variedade de setores, desde mão-de-obra especializada em construção civil até funções administrativas e de suporte.



Foto- Divulgação- Prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas

Dapraia News / Jornal Tradição de Pelotas

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