AGORA!

Sexta, 18 de outubro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Orcas são avistadas em Tramandaí

Orcas são avistadas em Tramandaí

◔ 08/10/2024 18h03min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #orcas em Tramandaí #aparecimento de orcas no litoral #baleias orca em tramandaí

Diversas orcas foram avistadas em Tramandaí nos últimos dias. Um dos registros foi feito por pesquisadores ligados ao projeto Botos da Barra, que avistaram os cetáceos nas águas adjacentes a desembocadura da Barra do Rio Tramandaí. Durante este monitoramento os pesquisadores também avistaram duas baleias francas.

"As espécies foram avistadas no monitoramento realizado pelo Projeto Botos da Barra (CECLIMAR/CLN/UFRGS), em colaboração com o Projeto Gephyreus, rede de pesquisa e conservação que monitora os botos-de-Lahille nas diferentes áreas de ocorrência da espécie, ao longo do sul do Brasil e do Uruguai (com apoio da instituição YaquPacha).No Projeto Gephyreus, chamamos de “ciclo” quando alinhamos as saídas de monitoramento dos botos-de-Lahille nas suas diferentes áreas de ocorrência, ao longo do sul do Brasil e do Uruguai. Este ciclo está sendo realizado entre os meses de setembro e novembro deste ano. No monitoramento embarcado que realizamos ontem, além dos botos-de-Lahille, registramos orcas e baleias-franca nas águas adjacentes a desembocadura da Barra do Rio Tramandaí.Avistamos entre 6 e 8 indivíduos de orca, aparentemente fêmeas e juvenis." disse Ignacio Moreno do Projeto Botos da Barra.

No outro registro, os mergulhadores da Petrobras estavam trabalhando em uma das monoboias de Tramandaí quando apareceram as orcas. Eles imediatamente suspenderam os trabalhos e se deslocaram para a outra monoboia e as orcas os seguiram. Conforme relatos dos trabalhadores, não é comum a presença desta espécie nas águas em Tramandaí.

De acordo com um estudo do Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio, de 2010 para cá as orcas foram avistadas algumas vezes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, E a frequência pode estar associada ao aumento do número de baleias francas no litoral (que aparecem por aqui entre junho e novembro, para acasalar ou ter os filhotes) - já que a orca é um de seus predadores.

Apesar de conhecidas popularmente como "baleias-assassinas", as orcas são na verdade da família dos golfinhos. O biólogo Paulo Flores, que estuda golfinhos há mais de 20 anos e atua no Centro de Mamíferos Aquáticos, explica que esses animais vivem em todos os oceanos, em qualquer profundidade e temperatura.

As orcas se alimentam de peixes, tartarugas marinhas, outros golfinhos, baleias e tubarões. Até hoje, segundo Flores, não há registro de ataque de orcas a humanos na natureza (os ataques teriam acontecido somente em ambiente de cativeiro, nos parques aquáticos).


Fotos- Reprodução/Ignacio Moreno/Elisa Ilha/Heloisa Martins

Dapraia News

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

212
Amei
146
Incrível
18
Uau!
2
Triste
18
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Petroleiro enquadrado no letreiro de Tramandaí

Enquadrar os navios petroleiros resulta em momento belos.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO