Coruja-buraqueira sobre as dunas em Tramandaí
◔ 13/10/2024 13h18min ‣ Categoria: Foto do Dia ‣ Tags: #coruja #buraqueira #coruja nas dunas #Tramandaí #coruja nas praiasA coruja-buraqueira observa atenta a paisagem sobre as dunas em Tramandaí.
Essa é a espécie de coruja mais comum do Brasil. Constrói seus ninhos em buracos no chão e pode ser vista mesmo durante o dia.
As corujas-buraqueiras apresentam entre 19 e 28 cm, e peso aproximado de 110 a 265g. Possuem a cabeça redonda, sem penachos, com sobrancelhas brancas e olhos amarelos dispostos frontalmente, lado a lado.
A sua capacidade de girar a cabeça, entretanto, permite que enxergue em todos os ângulos. Têm coloração parda, tal qual a terra, podendo apresentar plumagem em tons de ferrugem causados por solos de terra roxa. As fêmeas geralmente são menores e mais escuras do que os machos.
O termo “buraqueira” representa o seu hábito de cavar buracos no solo ou utilizar galerias abandonadas por outros animais para fazer seus ninhos. É muito comum encontrá-las nas dunas no litoral gaúcho.
Fotos- Sandro Sauer