Assinatura simbólica do contrato de concessão do Porto Meridional em Arroio do Sal acontece na sexta-feira
◔ 15/10/2024 20h32min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #assinatura contrato porto meridional #porto em arroio do Sal #Mobicaxias #contrato porto arroio do sal #construção porto arroio do salNa sexta-feira, 18 de outubro, às 12h, será realizada na FIERGS-RS, em Porto Alegre, a assinatura simbólica do contrato de concessão do Porto Meridional, que será construído em Arroio do Sal pela iniciativa privada. A informação foi confirmada pelo diretor-executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, na manhã desta terça-feira (15).
O evento de assinatura do contrato de concessão será simbólico, já que a autorização oficial para o início das obras foi dada em 1º de outubro com a publicação do Contrato de Adesão nº 03/2024. Com essa autorização, a União concedeu à DTA Engenharia Portuária e Ambiental o direito de implantação do Porto Meridional, concluindo o processo de aprovação junto aos órgãos responsáveis.
O MobiCaxias e líderes empresariais da Serra Gaúcha têm sido entusiastas do projeto, uma vez que o Porto Meridional deve beneficiar diretamente a logística das empresas da região. A expectativa é que o novo porto reduza os custos de frete e encurte distâncias nos processos de importação e exportação, impulsionando o desenvolvimento do Litoral Norte e a competitividade das empresas locais. Graças a esse apoio das lideranças caxienses, o governo federal vem conduzindo a organização e o monitoramento jutamente com a Mobilização por Caxias.
Além disso, há a expectativa de que outros anúncios importantes relacionados à infraestrutura da Serra Gaúcha, como o futuro Aeroporto Regional em Vila Oliva, possam ser feitos durante a visita. A inclusão desse projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma das possibilidades cogitadas.
O projeto do Porto Meridional prevê um investimento de R$ 1,3 bilhão, com capacidade de movimentar anualmente cinco milhões de toneladas de cargas sólidas e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres. As obras, que devem durar 20 meses, vão gerar mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos, abrangendo desde funções administrativas até a mão de obra da construção civil.
MobiCaxias