MP de Torres verifica retirada de árvores em frente ao prédio da Câmara de Vereadores
◔ 16/10/2024 18h42min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #corte árvores Torres #retirada de árvores na Câmara de Torres #Torres #corte de árvores Legislativo torresA Câmara de Vereadores de Torres retirou na última terça, 15 de outubro, algumas árvores que estavam em frente ao prédio. O corte da vegetação se deu com autorização Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. O alvará solicitado pela Câmara e autorizado pela Prefeitura previa o corte de dois jerivás nativos, e outras sete árvores exóticas: duas palmeiras-reais, três grevíleas e dois flamboyants.
A Câmara de Vereadores emitiu uma nota em seu site justificando a retirada das árvores, pois as mesmas dificultavam a acessibilidade, o trânsito de cadeirantes e idosos pelo local que receberá melhorias.
Segundo o Executivo, como forma de compensação pelo corte, deverá haver o plantio de 110 mudas de árvores nativas.
A Câmara de Vereadores contratou uma empresa para fazer um novo paisagismo no local. O contrato de elaboração do projeto, assinado no último dia 25 de junho com a empresa Engeo Consultoria e Assessoria, do município de Feliz, é de R$ 28,7 mil, contratada por meio de dispensa eletrônica, entretanto a retirada das árvores não foi de responsabilidade da empresa.
O Ministério Público do RS (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça de Torres, disse que recebeu uma reclamação sobre o assunto no mesmo dia e vai oficiar à presidência da Câmara para obter informações sobre a iniciativa e respectivas licenças. O assunto está sendo analisado pelo órgão.
Confira a nota oficial da Câmara de Vereadores de Torres
“A Câmara Municipal está realizando a revitalização de seu entorno, em virtude do projeto de implantação da nova fachada. A fase inicial do projeto compreende a supressão das árvores para que seja feito o conserto das calçadas, danificadas pelas grossas raízes com o passar do tempo. Os topos de calçada, levantados pelas raízes, dificultavam a acessibilidade, o trânsito de cadeirantes e idosos pelo local. O projeto proporcionará aos visitantes um passeio público ampliado, mais seguro, com rampas de acessibilidade e novo paisagismo. Para a retirada das árvores, foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente processo de licenciamento ambiental que, após análise do órgão, foi concedido alvará Nº 066-24 sob protocolo 16182-24, para a extração.”
Foto- Divulgação
Dapraianews com informações do Jornal A Folha e Correio do Povo