Balneário Pinhal completa 29 anos de emancipação política com ampla programação
◔ 20/10/2024 13h36min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #emancipação Balneário Pinhal #programação de aniversário de Balneário Pinhal #Balneário PinhalUma ampla programação, que iniciou no sábado, 19 de outubro, com Encontro de Coros de Balneário Pinhal, está celebrando os 29 anos de emancipação da cidade. A programação segue até dia 27 de outubro.
Confira-
22 de Outubro – Festa de aniversário de emancipação do município
• 17h – Invernada do CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal.
• 17h30 – Invernada do DTG Marco das Àguas.
• 18h – Banda Marcial Municipal de Balneário Pinhal.
• 19h- Show com Rodrigo Pehl e Vandion. Na Rua Coberta.
25 de Outubro
13h45 – VII PRÊMIO: SABE O LIXO? VIROU ARTE” com apresentações artísticas dos alunos e Show “O Ruído Sonoro do Patubatê”. Na Rua Coberta.
• 14h Palestra e Caminhada Outubro Rosa.
Palestra no auditório Marcelo Maresia com IMAMA e logo após caminhada até a Rua Coberta.
27 de Outubro
• 10h- Final da Copa José Airton Scheibel de Veteranos, no Campo Municipal do Túnel Verde.
• 15h- Dia do Funcionário Público, na Rua Coberta.
Turnê Seguir em Frente, Show com a Banda Arde Rock, Charles Busker e DJ Sarau do Magodoy com 6 horas de muita festa.
História
O município de Balneário Pinhal emancipou-se de Cidreira em 1995, através de decreto estadual datado de 22 de outubro.
De 1808 a 1811, Balneário Pinhal pertenceu ao município de Santo Antônio da Patrulha. Mais tarde integrou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Arroio, hoje Osório. No ano de 1818 a área territorial foi dividida pelo senhor juiz José Ferreira Saraiva entre seus filhos em Fazenda Rondinha, Fazenda do Pinhal e Fazenda Cerquinha. O primeiro lugarejo que se formou em Pinhal ficava a mais ou menos uma légua do mar, a Fazenda Rondinha, e uma légua e meia do mar a Fazenda Pinhal, onde até os dias de hoje existem marcas da propriedade criada na época.
Em 1915, a Fazenda Pinhal, localizada hoje no denominado distrito do Túnel Verde, deu o nome de origem do município, a qual passou a pertencer a Francisco Segura Garcia (senhor Paco), que veio da Espanha para o Brasil em 1900. A então Fazenda do Pinhal assim era denominada por haver três frondosos pés de araucária, resquícios da mata atlântica a cerca de 9 km de onde hoje é a praia do Pinhal; entre 1915 e 1935, esta fazenda era conhecida pela produção de tomates. A partir de 1935, as terras passaram para Fausto Borba Prates, sendo que a faixa costeira passou a ser denominada praia do Pinhal.
Em 1937, o ex-proprietário da Fazenda Pinhal e histórico morador da região Francisco Segura Garcia estabeleceu no acostamento da RS-040 o cultivo de centenas de mudas de eucalipto da espécie robusta. Após alguns anos, o desenvolvimento dos vegetais proporcionou o surgimento de uma paisagem única ao longo desse trecho da rodovia, com 2.800 metros de estrada completamente cobertos por copas de árvores que se entrelaçam. No final da década de 1990, prefeitura estabeleceu um plano visando estender o túnel verde a 3.500 metros, através do plantio de 60.000 mudas de eucalipto nas cercanias da estrada.[6]
A partir da década de 1950, a localidade passou a receber veranistas.[5]
Em 1965, a região pertencia ao município de Tramandaí. Em 1988 passou a figurar entre os distritos de Cidreira, com a denominação Pinhal.
Por decreto estadual de 22 de outubro de 1995, foi elevado a categoria de município denominado Balneário Pinhal, constituído de distrito único e homônimo.
Em 1998, por intermédio de ato municipal, foram criados os distritos de Túnel Verde e Magistério. O município passou a ser constituído por três distritos: Balneário Pinhal, Túnel Verde e Magistério.
Atualmente é administrada pela Prefeita Márcia Tedesco e a partir de 1º de janeiro de 2025 passará a ser administrada por Cezar Furini.
Dapraia News/Wikipédia