Em Tramandaí, escultura de São Francisco de Assis é restaurada e volta ao Parque da Coruja
◔ 26/10/2024 17h49min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Parque da Coruja Tramandaí #escultura de São Francisco de Assis em Tramandaí #Beto ArquitetoInstalada no Parque da Coruja em 2018, a escultura de São Francisco de Assis passou por recente restauração, pois apresentava falhas na estrutura devido, principalmente, a intempéries da beira do mar como a maresia e ventos.
A escultura foi executada originalmente pelo arquiteto Gilberto Souza, o Beto Arquiteto e pelo escultor Mario Saavedra e a restauração teve a participação de Beto e de Edemilson Caverna.
Conforme, Beto a restauração teve início há 7 meses com a retirada da peça do local e a seguir passou pelos procedimentos restaurativos com concepção de nova ferragem e revestimento em concreto. “ A peça pesa aproximadamente 900 kg de concreto armado. O conceito do projeto é uma nova leitura com cores alegres, transmitindo vibrações positivas integrando-se ao ambiente do parque.”
A estrutura foi devolvida ao seu local original na manhã deste sábado, 26 de outubro.
A restauração é uma homenagem a Argílio Gomes Pereira e sua família. Argílio atuou por muitos anos no Horto Florestal de Tramandai e foi um dos responsáveis pelo paisagismo do Parque da Coruja. Argílio faleceu em 2022. " Argílio doou mudas e plantou muitas das árvores e vegetação que hoje dão vida ao Parque da Coruja" disse Beto.
A restauração e recolocação da escultura não teve custos aos cofres públicos. O Parque da Coruja fica localizado no balneário Tramandaí Sul junto a beira mar. O local é de rara beleza e mantido pela própria comunidade que cuida com muito zelo e carinho. A escultura de São Francisco de Assis fica junto aos caminhos de São Francisco na área Sul do Parque.
Fotos- Divulgação
Dapraia News