AGORA!

Sábado, 09 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Vídeo- Legislativo de Imbé aprova relatórios de CPIs que investigaram condutas de vereadores no período eleitoral

Vídeo- Legislativo de Imbé aprova relatórios de CPIs que investigaram condutas de vereadores no período eleitoral

◔ 29/10/2024 20h44min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Legislativo de Imbé #Vilmar Nico #Claudia Duarte #Oldair Arceno #Imbé

A Câmara de Vereadores de Imbé votou na noite desta terça-feira, 29 de outubro, os projetos de resolução que apresentaram os relatórios de duas Comissões Parlamentares de Inquérito que foram instaladas com o objetivo de investigar condutas de vereadores durante o período eleitoral. Na CPI, os relatórios foram aprovados por 2 votos favoráveis e 1 contrário, o que os habilitou a serem encaminhados ao plenário.

No plenário, o primeiro relatório foi aprovado por 5 votos a 4 e diz respeito a denúncia de suposta utilização, por parte do vereador Jorge Souza (MDB), quando secretário de Limpeza Urbana, de recursos públicos para benefício próprio e para fins eleitorais, favorecendo eleitores com cargas de aterros recolhidas por empresa contratada pela prefeitura e paga com recursos públicos e denúncia de superfaturamento e aquisição sem empenho de peças e serviços para manutenção de equipamentos na Secretaria de Limpeza Urbana. Conforme o requerimento, a denúncia partiu de um cidadão.

Votaram a favor Fagner Guiner, Marcelino Teixeira, Claudia Duarte e Jair Grassi e votaram contra Paulinho Enfermeiro, Marco Paim, Celso Freitas e Caio Santana. Como houve empate em 4 x 4, o presidente Vilmar Nico (Podemos ) votou favorável ao seguimento do relatório desempatando a votação.

O segundo relatório foi aprovado por 5 votos a 3 e refere-se a denúncia contra o vereador Oldair Arceno (MDB). Conforme a denúncia, o assessor parlamentar do vereador Arceno estaria supostamente utilizando veículo da prefeitura com servidor do Executivo para transportar pessoas ao Cartório Eleitoral para fins de transferências de domicílio eleitoral. A denúncia partiu do partido Podemos. Votaram a favor Fagner Guiner, Marcelino Teixeira, Claudia Duarte, Jair Grassi e Paulinho Enfermeiro e votaram contra Marco Paim, Celso Freitas e Caio Santana.

Em suas defesas, ao longo das investigações, o vereador Jorge Souza disse que existe lei no município que ampara a doação de aterro.

O vereador Oldair Arceno salientou que jamais esteve em um carro da prefeitura conduzindo eleitores e disse que jamais autorizou o uso do veículo para transferências de títulos.

Durante as discussões, o vereador Caio Santana (PSB), que fez parte das comissões, disse que as CPI eram inconclusivas e por isso votou contra o andamento dos relatórios.

A vereadora Claudia Duarte (PDT), que também fez parte das comissões, disse que não está na Câmara para julgar, mas não aceita que tirem algo do povo. “ Quando se usa a máquina pública em proveito próprio estão tirando dinheiro do povo. Não vou concordar com isto e é muito nojento o que está acontecendo.” Disse a vereadora.

Além de Claudia Duarte e Caio Santana, foram membros das CPIs Fabricio Rebechi (Podemos) que se retirou ao longo das investigações dando lugar ao vereador Paulinho Enfermeiro (Podemos).

Com a aprovação, os relatórios serão encaminhados ao Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Executivo Municipal para que estas instituições tomem as devidas providências legais.

Confira o vídeo da sessão-




Foto- Reprodução

Dapraia News


Como você se sentiu com essa notícia?

100
Amei
5
Incrível
0
Uau!
2
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Petroleiro enquadrado no letreiro de Tramandaí

Enquadrar os navios petroleiros resulta em momento belos.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO