Vídeo- Legislativo de Imbé aprova relatórios de CPIs que investigaram condutas de vereadores no período eleitoral
◔ 29/10/2024 20h44min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Legislativo de Imbé #Vilmar Nico #Claudia Duarte #Oldair Arceno #ImbéA Câmara de Vereadores de Imbé votou na noite desta terça-feira, 29 de outubro, os projetos de resolução que apresentaram os relatórios de duas Comissões Parlamentares de Inquérito que foram instaladas com o objetivo de investigar condutas de vereadores durante o período eleitoral. Na CPI, os relatórios foram aprovados por 2 votos favoráveis e 1 contrário, o que os habilitou a serem encaminhados ao plenário.
No plenário, o primeiro relatório foi aprovado por 5 votos a 4 e diz respeito a denúncia de suposta utilização, por parte do vereador Jorge Souza (MDB), quando secretário de Limpeza Urbana, de recursos públicos para benefício próprio e para fins eleitorais, favorecendo eleitores com cargas de aterros recolhidas por empresa contratada pela prefeitura e paga com recursos públicos e denúncia de superfaturamento e aquisição sem empenho de peças e serviços para manutenção de equipamentos na Secretaria de Limpeza Urbana. Conforme o requerimento, a denúncia partiu de um cidadão.
Votaram a favor Fagner Guiner, Marcelino Teixeira, Claudia Duarte e Jair Grassi e votaram contra Paulinho Enfermeiro, Marco Paim, Celso Freitas e Caio Santana. Como houve empate em 4 x 4, o presidente Vilmar Nico (Podemos ) votou favorável ao seguimento do relatório desempatando a votação.
O segundo relatório foi aprovado por 5 votos a 3 e refere-se a denúncia contra o vereador Oldair Arceno (MDB). Conforme a denúncia, o assessor parlamentar do vereador Arceno estaria supostamente utilizando veículo da prefeitura com servidor do Executivo para transportar pessoas ao Cartório Eleitoral para fins de transferências de domicílio eleitoral. A denúncia partiu do partido Podemos. Votaram a favor Fagner Guiner, Marcelino Teixeira, Claudia Duarte, Jair Grassi e Paulinho Enfermeiro e votaram contra Marco Paim, Celso Freitas e Caio Santana.
Em suas defesas, ao longo das investigações, o vereador Jorge Souza disse que existe lei no município que ampara a doação de aterro.
O vereador Oldair Arceno salientou que jamais esteve em um carro da prefeitura conduzindo eleitores e disse que jamais autorizou o uso do veículo para transferências de títulos.
Durante as discussões, o vereador Caio Santana (PSB), que fez parte das comissões, disse que as CPI eram inconclusivas e por isso votou contra o andamento dos relatórios.
A vereadora Claudia Duarte (PDT), que também fez parte das comissões, disse que não está na Câmara para julgar, mas não aceita que tirem algo do povo. “ Quando se usa a máquina pública em proveito próprio estão tirando dinheiro do povo. Não vou concordar com isto e é muito nojento o que está acontecendo.” Disse a vereadora.
Além de Claudia Duarte e Caio Santana, foram membros das CPIs Fabricio Rebechi (Podemos) que se retirou ao longo das investigações dando lugar ao vereador Paulinho Enfermeiro (Podemos).
Com a aprovação, os relatórios serão encaminhados ao Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Executivo Municipal para que estas instituições tomem as devidas providências legais.
Confira o vídeo da sessão-
Foto- Reprodução
Dapraia News