TSE anula votos de candidato a prefeito em Arroio do Sal
◔ 01/11/2024 08h57min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Arroio do Sal #João Luiz RochaO Tribunal Superior Eleitoral anulou os votos do candidato a prefeito de Arroio do Sal do PSD, João Luiz Rocha. Com o processo transitado e julgado, o candidato restou com zero votos.
João Rocha teve seu nome indicado a prefeito na convenção pelo seu partido PSD numa coligação com o PSDB que tinha como vice o nome do Alemão do Mercado. Entretanto, o Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro da candidatura e a Justiça Eleitoral da Comarca de Torres indeferiu o mesmo.
O pedido de impugnação foi feito pela promotora de Justiça Paula Athanasio, de Torres. De acordo com a representante do Ministério Público, o prefeito não tinha condições de concorrer em razão de pendências na Justiça: duas condenações no Tribunal de Justiça do Estado por desvio de dinheiro e fraude em licitação, que ainda estão pendentes de recurso, duas ações por improbidade administrativa e mais de 40 inquéritos em andamento na Promotoria de Torres.
João Rocha ingressou com vários recursos junto à Justiça Eleitoral, incluindo o TRE e todas as decisões foram desfavoráveis à candidatura e de forma unânime os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral decidiram que as condenações e sentenças aplicadas ao ex-candidato o tornaram inelegível e o TSE manteve estas decisões.
A decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, também alcança o candidato a vice na chapa liderada por João Rocha, que mesmo não estando inelegível também acabou não permanecendo com os votos dados à chapa indeferida.
Após essa decisão definitiva da justiça eleitoral, a ordem do resultado das eleições do último dia 06/10 em Arroio do Sal ficou o seguinte: Luciano Pinto com 2.487 votos (Eleito), Diego Quadros com 2.237 votos, Paulo Bianchi com 304 votos e com zero votos João Luiz Rocha.