AGORA!

Terça, 05 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Abaixo-assinado tem por objetivo proteger Parque da Guarita em Torres

Abaixo-assinado tem por objetivo proteger Parque da Guarita em Torres

◔ 03/11/2024 11h54min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Parque da Guarita

Um abaixo-assinado on line , através do change.org, está convocando as pessoas a proteger e preservar o Parque Estadual José Lutzenbrger, o Parque da Guarita, localizado em Torres.

A motivação do abaixo-assinado é a aprovação de um empreendimento que construirá dois edifícios de 14 andares nas proximidades do Parque.

Conforme a petição, o objetivo é requerer aos órgãos competentes a reavaliação dos índices construtivos e altura das edificações na zona 23 (guarita ii) e zona 24 (são Francisco), bairros situados no limite do parque estadual da guarita, com base nos mesmos critérios técnicos de viabilidade ambiental que dispõem sobre o entorno imediato previsto pelas zonas adjacentes ao Parque Estadual de Itapeva.

“A aprovação de empreendimentos na zona 24 (bairro São Francisco) sem limites de altura, conforme dispõe a lei complementar 128/2024 (plano diretor de torres), caso ocorra, acarretará impactos paisagísticos, ambientais e sociais permanentes, incluindo problemas de adensamento urbano e esgotamento sanitário, dentre outros, em região sensível que é reconhecida por sua importância ambiental, turística e social para a cidade de Torres/RS.” Diz a petição.

O documento ainda informa que essa é uma mobilização da sociedade civil envolvendo entidades, associações, organizações e todos aqueles que valorizam, preservam e amam as belezas naturais de Torres, em especial o parque estadual da guarita e suas áreas adjacentes com o Parque Estadual de Itapeva, corredores ecológicos ora ameaçados por um perigoso precedente de liberação ilimitada das alturas referentes aos índices construtivos de empreendimentos imobiliários que descaracterizaram para sempre os horizontes de nossas paisagens naturais milenares.

“Cabe ainda informar que a zonas vizinhas ao Parque Estadual da Guarita - Lagoa do Violão (zona 3) e praia da cal (zona 4) - possuem altura limite de 09 metros, assim como o bairro guarita (zona 25) possui altura limite de 15 metros. Com base nestes dados informativos, você poderá tomar uma decisão em prol de torres, assinando este abaixo-assinado” pedem os organizadores da petição.

O abaixo-assinado será direcionado para: gabinete do prefeito de Torres, Câmara dos Vereadores de Torres, Ministério Público do RS, Ministério Público Federal, Comitê Educacional e Científico - Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Fundação Estadual de Proteção Ambiental - Fepam rs, Secretaria Sstadual de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo do RS.

Chamado de Guarita Park Home Resort, o empreendimento imobiliário deve ser construído entre as ruas Alfieiro Zanardi, Boa Vista, Araribóia e São Francisco de Assis, no bairro São Francisco. De acordo com a R. Dimer, a estrutura foi projetada com duas torres de 44 metros de altura e 14 pavimentos.

Em nota, a R.Dimmer diz que recebeu "com surpresa" as críticas ao empreendimento. Também afirma que respeita o direito de manifestação, mas entende que as críticas, além de não representarem o anseio da comunidade local, não interferem no devido e legal andamento do projeto do Guarita Home Resort. E continuará trabalhando o empreendimento de forma técnica, sustentável e de acordo como a legislação.

Recentemente, masi de 300 pessoas realizaram um abraço simbólico ao Parque da Guarita.

Para participar do abaixo-assinado CLIQUE AQUI



Foto- Divulgação

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

10
Amei
1
Incrível
0
Uau!
1
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Petroleiro enquadrado no letreiro de Tramandaí

Enquadrar os navios petroleiros resulta em momento belos.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO