Vídeo- Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Tramandaí é ocupada pelo Instituto Maria Schmitt
◔ 11/11/2024 22h11min ‣ Categoria: Vídeos ‣ Tags: #IMAS #Hospital Tramandaí #Francisco Paiva #Instituto Mari SchmittDurante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tramandaí nesta segunda-feira,11 de novembro, a Tribuna Livre foi ocupada por integrantes do IMAS (Instituto Maria Schmitt), novo gestor do Hospital Tramandaí.
Inicialmente utilizou a palavra o diretor executivo geral do IMAS, Francisco Paiva, que contou a história da entidade. “ O IMAS foi fundado em 2017 pelo médico Robson Schmitt e o nome do instituto homenageia a vó dele, que foi parteira em Tubarão/SC. Ela era uma parteira de alto risco e ia ao interior para fazer os partos e ao encontrar famílias em risco abriu uma casa de adoção e uma das adotadas foi a mãe do dr. Robson.” Disse Francisco, informando que a sede do Instituto fica em Araranguá (SC).
Sobre o Hospital Tramandaí, Francisco disse que encontraram a instituição em situação crítica e através de uma construção com muita responsabilidade, o IMAS vem conseguindo melhorar a situação do hospital em diversos aspectos. “ Nosso lema é modificar realidade e todas as nossas unidades se encontravam em determinada situação e foram melhorando. Em Tramandaí estamos neste caminho. Nosso interesse é permanecer em Tramandaí e fazer com que nosso modelo de atuação seja reconhecido em todo o RS.” Disse.
Já o diretor do Hospital Tramandaí, Rafael Cassiano Bonfada relatou as ações que já foram implantadas e como está o funcionamento do Hospital Tramandaí. “ Atendemos na Urgência cerca de 2 mil casos mês e no Centro Obstetra são cerca de 100 casos ao mês com baixo percentual de cesárias, o que preconiza o Sistema de Saúde. O Centro Cirúrgico evoluiu bastante, quando assumimos eram 100 procedimentos mês e hoje chegamos a 300 procedimentos. Trabalhamos ortopedia e cirurgia geral e inserimos ginecologia e buco facial. Estamos montando toda a linha de neuro, pois somos referência em AVC. Já temos recursos liberados para a aquisição de novos equipamentos. Hoje são em média 500 internações mês, atendimentos ambulatórias são 1 mil ao mês. E já tivemos mais de 100 partos com uma média de 80 ao mês. Compramos um novo aparelho de raio X e dois novos aparelhos de ultrassom e fizemos ajustes na estrutura física do prédio e assumimos o refeitório que está em funcionamento. “ disse Rafael
Sobre a UTI Neo Natal, o diretor salientou que houve investimentos, assim como na UTI Adulta que tem 16 leitos. “ Também foram feitas reformas nas instalações elétricas possibilitando o funcionamento de novos equipamentos, além disso, em uma parceria com a Corsan, adequamos o sistema de água e esgoto. Também melhoramos a área de espera da emergência proporcionando maior conforto aos pacientes e parentes. Além disto trabalhamos com eficiência na área de gestão. Estamos trabalhando para termos um ambiente acolhedor e seguro. Por ser o primeiro hospital que o IMAS administra no RS queremos fazer um trabalho eficiente e queremos evoluir para melhorias diversas com ampliação de leitos e outras especialidades como endoscopia e colonoscopia. Já transformamos outros hospitais onde atuamos e queremos dar o máximo de satisfação à todos, transformando o Hospital Tramandaí no melhor da região e uma grande referência.” Finalizou.
O IMAS assumiu o Hospital Tramandaí em julho deste ano em substituição a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.
Confira o vídeo da sessão-
Foto- Reprodução
Dapraia News