Pescadora de Tramandaí participa do 13º Grito da Pesca, em Brasília
◔ 18/11/2024 09h32min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Venina dos Santos Moras #Brasíl #Brasília #13º Grito da Pesca #pesca artesanalA pescadora de Tramandaí Venina dos Santos Moraes participa em Brasília do 13º Grito da Pesca. O evento acontece entre os dias 20 e 22 de novembro e reunirá pescadores e lideranças de 14 estados brasileiros.
Conforme o presidente do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, Raimundo Siri, no 13º Grito da Pesca estarão sendo levadas para o Brasil e o mundo as inquietações, angústias e tudo o que afeta o território da pesca. “Os nossos direitos e a nossa cultura estarão no centro do debate, pois a pesca artesanal é uma arte, é uma poesia.” Disse Siri.
Durante o evento acontecem debates, rodas de conversa, apresentações culturais e uma marcha pela Esplanada dos Ministérios. Também devem ser entregues ao Ministério da Pesca e Aquicultura as reinvindicações da categoria.
A pescadora Venina dos Santos Moraes já participou de outras edições e conhece a importância do evento. “É o momento de conhecermos a realidade de outros locais e pessoas e levarmos nossas reivindicações para as autoridades”. Disse Venina que embarcou, via rodoviária, para a Capital Federal nesta segunda-feira, 18 de novembro
Na edição passada, entre as reivindicações estavam um acesso mais facilitado ao sistema do governo para o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Recentemente, foram feitas mudanças no sistema, mas os trabalhadores continuam tendo dificuldades para fazer o cadastro. Há também preocupação com as mudanças climáticas e também pressão para acelerar a votação do Projeto de Lei 131/2020, que assegura a comunidades pesqueiras tradicionais a preferência para acessar e utilizar os recursos naturais presentes no território onde vivem. A proposta tramita na Câmara dos Deputados desde 2020.
Estes debates devem também compor a pauta neste ano.
Foto- Divulgação
Dapraia News/MPP/EBCPes