AGORA!

Quinta, 21 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: AL aprova projeto que declara Cavalgada do Mar como de relevante interesse artístico e cultural no RS

AL aprova projeto que declara Cavalgada do Mar como de relevante interesse artístico e cultural no RS

◔ 19/11/2024 15h51min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Cavalgada do Mar #AL #deputado Marcus Vinicius

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 19 de novembro, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Marcus Vinicius (Progressistas) que declarada a “Cavalgada do Mar” como de relevante interesse artístico e cultural no Estado do Rio Grande do Sul.

Segunda a justificativa do autor do projeto, a "Cavalgada do Mar" é um evento tradicional que ocorre no litoral do Rio Grande do Sul, reunindo centenas de cavaleiros e cavaleiras em uma jornada que celebra as tradições gaúchas. 

Iniciado na década de 1970/1980, o evento cresceu em popularidade, tornando-se um marco cultural e turístico do Estado, a cavalgada, que dura aproximadamente uma semana, percorre várias cidades do litoral, promovendo a integração entre os municípios e valorizando a cultura local. Além de ser um espetáculo visual, o evento fomenta a economia das regiões por onde passa, atraindo turistas e movimentando o comércio local.

“ Declarar a Cavalgada do Mar como de relevante interesse artístico e cultural no Estado do Rio Grande do Sul é um passo fundamental para assegurar a continuidade e o reconhecimento deste evento, que atrai visitantes de diversas regiões e estimula a economia local. Além disso, reforça o compromisso do Estado com a valorização e preservação de sua identidade cultural” diz a justificativa.

Durante a votação, o deputado Marcus Vinicius saudou os integrantes do Instituto Cavalgada do Mar e lembrou que a primeira edição teve 60 participantes e a última movimentou mais de 5 mil pessoas. O deputado lembrou o fundador do movimento João José de Oliveira Machado, o Machadinho, morador de Tramandaí e Vilmar Romera, que por muitos anos foi o condutor da atividade. “A Cavalgada do Mar é uma resistência cultural e temos também um projeto que colocará a Cavalgada do Mar no Calendário de Eventos do RS”. Disse o deputado.

Para Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, presidente do Instituto Cavalgada do Mar, o reconhecimento oficial do evento é fundamental para garantir sua continuidade.

“A Cavalgada do Mar é um momento de união e preservação histórica. Sua inclusão no calendário estadual é um marco para a cultura e o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou Pellizzer.

O projeto foi aprovado por 35 votos favoráveis, sendo unanimidade na sessão e agora segue para a sanção do governador Eduardo Leite.

Em 2025 a Cavalgada do Mar estará em sua 40º edição.


Fotos- Reprodução

Com informações da AL


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

13
Amei
1
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO