Chuvas causam transtornos em alguns municípios do litoral Norte
◔ 20/11/2024 17h21min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Maquiné #chuvas no litoral norte #Três Forquilhas #Caraá #Linha Pedra de Amolar #Linha ForquetaA chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a noite de segunda-feira ,18, provocou impactos, incluindo municípios do Litoral Norte. O aumento do nível de rios e arroios deixou comunidades isoladas.
Em Maquiné, a Defesa Civil afirma que três comunidades ficaram ilhadas e sem fornecimento de energia: Linha Pedra de Amolar, Linha Forqueta e Linha Encantada. Apesar disso, a situação é considerada dentro da normalidade, diz o órgão.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um volume acumulado de chuva de 103,4 milímetros em 24 horas na cidade, que tem 7,5 mil habitantes.
O nível do Rio Caraá, em Caraá, também subiu, deixando moradores preocupados. Segundo a Defesa Civil, a chuva elevou os arroios e impediu a travessia em algumas barragens. O órgão recomendou cuidado no trânsito nas estradas municipais.
O acesso a Morrinhos do Sul por Três Cachoeiras, via ERS-494, foi bloqueado em razão do volume de água sobre a pista.
Nos municípios praianos, apesar dos volumes ultrapassarem 50 mm não houve maiores transtornos. Conforme a Estação Meteorológica do Ceclimar ( Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos da UFRGS), em Imbé, o volume de chuva da meia noite desta quarta-feira até às 17h30 foi de 60,6 mm.
A meteorologia indica que o tempo deve melhorar nas próximas horas e para quinta-feira, 21 de novembro, o tempo será parcialmente nublado.
Foto- Reprodução
Dapraia News/G1 RS