Projeto Botos da Barra acompanha filhote de boto e sua mãe no Rio Tramandaí
◔ 21/11/2024 21h22min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Projeto Botos da Barra #Rubinha #rio Tramandaí #Ceclimar #pesca cooperativaO Projeto Botos da Barra publicou em suas redes sociais nesta quinta-feira, 21 de novembro, uma sequência de imagens de um filhote de boto nas águas do Rio Tramandaí.
“Sequência fofa do filhote da Rubinha, que nesse mês de novembro completa 1 ano de vida. O filhote já é observado com mais frequência (sempre na companhia da mãe) e mais ativo com a pesca artesanal de tarrafa dentro da Barra do Rio Tramandaí” diz a postagem.
A Rubinha é um dos botos que há anos é observado no local.
O Projeto Botos da Barra atua pela salvaguarda da pesca cooperativa, dos botos-de-Lahille e da barra do rio Tramandaí, através da pesquisa científica, do fortalecimento da pesca artesanal, da educação ambiental e da gestão e políticas públicas.
A pesca cooperativa é uma interação única entre botos (Tursiops gephyreus) e pescadores, que interagem na captura de tainhas (Mugil liza) e passam esse conhecimento para as próximas gerações (os pescadores aprendem com os mais velhos e os botos ensinam seus filhotes). Os botos cercam os cardumes e sinalizam para os pescadores a hora de jogar sua tarrafa. Esse fenômeno é um patrimônio sociocultural da Barra do rio Tramandaí e o Projeto Botos da Barra foi estabelecido com o objetivo de conservar e valorizar essa prática. A equipe é formada por estudantes e profissionais das áreas de ciências biológicas, oceanografia, geografia, antropologia, etc., pescadores artesanais de tarrafa (os Pescadores Amigos dos Botos) e todos aqueles que contribuem para a construção e difusão do projeto.
O Projeto é realizado pelo Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos da UFRGS e conta com o apoio da Transpetro.
Fotos- Divulgação-Projeto Botos da Barra
Dapraia News