Alunos do IEE Barão de Tramandaí apresentam mais de 130 trabalhos no 12º Ciclone do Saber
◔ 22/11/2024 20h56min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Ciclone do Saber #IEE Barão de Tramandaí #SAT #Mostra científica #Jaqueline Costa #Tramadaí #Ivan Pereira IFBaianoA Sociedade Amigos de Tramandaí recebeu nesta sexta-feira, 22 de novembro, o 12º Ciclone do Saber- Mostra de Iniciação Científica do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí.
A mostra reuniu 136 trabalhos desenvolvidos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Curso Normal.
Durante os períodos da manhã e a tarde, os alunos apresentaram os trabalhos ao público e avaliadores.
Conforme a diretora Jaqueline Costa, a atividade aguça a curiosidade dos estudantes que escolhem os temas e desenvolvem pesquisas. “ Os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano que pesquisam em campo, produzem relatórios, acumulam informações, desenvolvem metodologias diversas de apresentação com protótipos e multimídia e os trabalhos, que passam por avaliação, fazem parte do currículo da escola.” Disse a diretora.
Jaqueline salientou que há um engajamento muito intenso dos alunos e professores e que a iniciação científica é de extrema importância para, por exemplo, ingressar e cursar a universidade.
Os temas apresentados ofereceram uma variedade que passou pela saúde, educação, mobilidade urbana, mudanças climáticas, assistência social, entre outros. A apresentação dos trabalhos foi feita através de banners, relatórios, protótipos e vídeos disponibilizados através de QR Code.
A mostra contou com a presença do professor Ivan Pereira do Instituto Federal Baiano e coordenador da Olimpíada Territórios do Brasil (OTB), que é um evento organizado pelo IF Baiano - Campus Uruçuca e parceiros das cinco regiões do país. A OTB é uma iniciativa da Plataforma Territórios do Brasil, que visa divulgar e popularizar a ciência, tecnologia e inovação.
Ivan disse que a iniciativa do Barão é muito interessante. “ É uma mostra muito expressiva, uma vez que a quantidade de trabalhos chama a atenção. Esta quantidade geralmente é apresentada em mostras estaduais e nacionais e a escola Barão sozinha consegue esta quantidade grande de trabalhos. E a qualidade dos trabalhos apresentados também é destaque.” Disse Pereira.
Fotos- Sandro Sauer
Dapraia News