Iniciados trabalhos para contenção do fluxo de água na barragem na Lagoa da Fortaleza, em Cidreira
◔ 29/11/2024 16h20min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Barragem da Lagoa da Fortaleza #Cidreira #pescadores #rompimento da barragem #Lagoa da FortalezaNesta quinta-feira, 28 de novembro, houve o rompimento da barragem na Lagoa da Fortaleza, em Cidreira. A barragem localiza-se entre a Lagoa da Fortaleza, em Cidreira e lagoas Manuel Nunes e Custódias, em Tramandaí, em um canal artificial.
Ainda na quinta-feira, a Prefeitura de Cidreira com apoio da Prefeitura de Balneário Pinhal e de produtores rurais deu iniciou a um plano de recuperação da barragem. Na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, uma máquina escavadeira hidráulica estava trabalhando no local. Diversos caminhões transportavam pedras que estão sendo utilizadas para a contenção das águas.
O prefeito de Cidreira, Elimar Tomaz Pacheco esteve no local acompanhando os trabalhos.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Cidreira, desde a quinta-feira várias frentes foram movidas para que pudesse ser resolvido o mais rápido possível e diminuir os danos. "A medida de urgência inicial foi reportar as autoridades estaduais sobre o ocorrido e após as orientações, estamos buscando conter o fluxo da água que está bem forte com pedras e cascalhos, de forma provisória."Informou a Secretaria.
O rompimento faz com que grandes volumes de água doce sejam liberados na Lagoa das Custódias e Armazém, em Tramandaí, alterando a salinidade das águas e comprometendo a pesca de espécies marinhas como o camarão, que está próximo da época de liberação da pesca.
Construída no início de 1997, a comporta foi instalada para mitigar os efeitos de severas estiagens, como a que ocorreu naquela época, que deixou os municípios de Cidreira e Balneário Pinhal sem água. “ Em 97 eu era prefeito, foi uma correria para restabelecer o abastecimento de água na cidade. Tive o apoio dos produtores rurais para fazer o serviço e isso foi no final de janeiro de 97”. Disse o prefeito Elimar.
A causa do rompimento desta quinta-feira ainda é desconhecida.
Atualmente, a barragem se encontra em uma área privada, o que limita o controle pelos municípios afetados, principalmente em relação ao fluxo de água durante eventos climáticos extremos.
Em setembro deste ano, o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, de Cidreira, Elimar Pacheco e de Balneário Pinhal, Marcia Tedesco, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, visando discutir a situação da comporta da Lagoa da Fortaleza. O encontro abordou os problemas relacionados à estrutura e os impactos ambientais e urbanos que afetam toda a região.
Fotos- Divulgação
Dapraia News