Com investimentos de 22 milhões, Infraero entrega obras do Aeroporto de Torres
◔ 02/12/2024 17h46min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Aeroporto de Torres #Prefeiuto Carlos Souza #obras aeroporto TorresA Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, realizou na tarde desta segunda-feira, a entrega do primeiro pacote de obras estruturais e melhorias no Aeroporto Regional de Torres. Devido as condições climáticas em Canela na Serra Gaúcha, não possibilitarem o voo das autoridades até Torres, o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay e o diretor da Secretaria Extraordinária de Reconstrução do RS, Milton Zuanazi, não puderam se fazer presente. Pela manhã esles entregaram as obras do Aeroporto de Canela.
O prefeito de Torres, Carlos Souza, como anfitrião, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza, receberam as autoridades como o representante da Infraero em Torres, Gessilnei Gomes; o presidente da Amlinorte, Marcos Bassani; o diretor da Secretaria Estadual Aeroportuária, Marcelo Canossa e o deputado estadual Luciano Silveira (MDB).
Em Torres, com investidos R$ 22 milhões, foram instaladas cinco posições para aeronaves e uma para helicóptero, respectivamente. Também em ambos os casos, a Infraero concluiu a instalação do PAPI, ou Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, em ambas as cabeceiras. O prefeito Carlos Souza, afirmou que a principal intenção é a retomada de voos comerciais, assim como houve em 2019, quando a Azul operava uma linha entre o município e Porto Alegre durante o veraneio.
“Essa luta pelo aeroporto regional vem de muito tempo, desde sua implantação, na realidade. Aeroportos regionais passaram a ser muito importantes para a comunicabilidade do Rio Grande do Sul. Agora, vamos trabalhar junto aos prefeitos, à Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), a fim de viabilizarmos este novo projeto”, comentou ele, destacando que, há poucos dias, se reuniu com a direção da operadora de turismo CVC para viabilizar pacotes que incluam a região litorânea.
Ainda no caso de Torres, a pista de 1.520 metros é maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. “O que pousa no Rio, pousa aqui”, disse o gestor do aeroporto do litoral gaúcho, Gessilney da Paz Gomes, que representou a Infraero no ato. “Depois de 60 dias de outorga, estamos entregando esta primeira etapa das obras, sendo este um ganho muito grande para esta região. A Infraero está aqui para somar”, destacou Gomes.
O presidente da Amlinorte e prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, disse que esta foi uma vitória política e empresarial. “Nos unimos e procuramos os governos estadual e federal para colocar nosso aeroporto em operação. A entrada da Infraero foi uma grande vitória para nós. Vai ser um ganho significativo para nossa região e estamos muito felizes de podermos participar deste momento”, salientou ele. Depois da homologação dos equipamentos, a próxima etapa é a construção de uma via de inspeção e o cercamento dos limites do aeroporto.
Fotos- Divulgação
Correio do Povo/Prefeitura de Torres