AGORA!

Quarta, 04 de dezembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Advogado de Tramandaí obtém título de doutor com trabalho sobre dumping social

Advogado de Tramandaí obtém título de doutor com trabalho sobre dumping social

◔ 03/12/2024 19h52min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Lucas Bolzan #UFRGS #dumping social

Na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, na UFRGS, o advogado Lucas Souto Bolzan obteve o título de doutor com média 9,3 na sua defesa de tese de doutorando com o título “ Trabalho e Ordem Econômica: dumping social como expressão da Lex Mercatoria”.

O orientador e presidente da Banca Examinadora foi o dr. Ricardo Antônio Lucas Camargo e a banca examinadora foi formada pela professora Roberta Carneiro Baggio, doutora em Direito pela UFGRS; professora Valdete Souto Severo, doutora em Direito pela USP; professor Giovani Clark, doutor em Direito pela FMG e professor Vinicius Moreira de Lima, doutor em direito pela UFMG.

A tese trata do trabalho como valor constitucional fundamental, do trabalho como fator de produção sob a ótica do direito econômico e do dumping social como fenômeno jurídico concorrencial. O problema principal é: em que medida as reformas legislativas após o ano de 2016, a política econômica do trabalho e as decisões judiciais do STF têm impulsionado o fenômeno de dumping social, colidindo de forma literal com os objetivos constitucionais da ordem econômica, e por que isso ocorre? Para tanto o estudo foi desenvolvido em 5 capítulos.

O primeiro analisa o trabalho como realidade, na teoria dos sistemas econômicos e pelas diferentes concepções filosóficas. O segundo capítulo analisa o trabalho no contexto da Constituição Econômica, relacionando-o com outros elementos econômicos do texto constitucional. O terceiro capítulo explora o conceito de dumping social no âmbito da concorrência, da justiça do trabalho e sua conexão com os custos dos direitos e no direito internacional. O quarto capítulo examina o dumping social no contexto da política econômica do trabalho, destacando a flexibilização e sua relação com o fenômeno. E o quinto capítulo analisa a Constituição Econômica e o dumping social em três subdivisões.

Entre as conclusões apresentadas destaca-se a comprovação da centralidade do trabalho no texto constitucional e seu esquecimento pelos intérpretes. Estabeleceu-se um conceito mais completo de dumping social, com base na Constituição, para evitar o uso incorreto e a banalização do termo. Observou-se que o dumping social é um reflexo da ideologia neoliberalista. Conclui-se que o Estado brasileiro como um todo tem contribuído a expansão orgânica do dumping social refletindo a crescente influência da lex mercatoria, uma das principais causas do problema. E por fim, evidenciou-se a necessidade de reafirmar a força normativa no nosso texto constitucional e de protegê-lo.

O dumping social é uma prática empresarial que consiste na precarização das relações de trabalho, com o objetivo de reduzir custos e aumentar lucros.

Lucas agradeceu à todos que o acompanharam nesta jornada de intensos estudos e disse que é um dos primeiros advogados com o título de doutor em Tramandaí. 

Lucas Bolzan atua na advocacia trabalhista há mais de 15 anos é mestre em ciências jurídico-políticas com ênfase em direito constitucional na Universidade de Lisboa - Portugal, revalidado no Brasil pela UFRN, pós-graduado em direito público pela Faculdade Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul - FMP/RS. Possui MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Legale/SP, bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Torres (2009) e é membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.

Em Tramandai, mantém o escritório Bolzan e Bisol Advogados. 


Foto- Arquivo pessoal

Dapraia News


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

29
Amei
2
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Uma curicaca sobre os postes em Imbé

A beleza física desta ave, como também de seu canto são muito exaltados

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO