Encerradas as filmagens do documentário Teixeirinha no Rancho do Capivari
◔ 04/12/2024 18h53min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Mestre Ivan Therra #Teixeirinha no Rancho do Capivari #Casa de Cultura do Litoral #Capivari do Sul #Rancho do Teixeirinha
Encerrou no último dia 30 de novembro o período de filmagens do documentário Teixeirinha no Rancho do Capivari. O documentário é produzido pela Casa de Cultura do Litoral com financiamento da Lei Aldir Blanc e apoio da Prefeitura de Capivari do Sul.
Segundo o diretor do documentário Mestre Ivan Therra, a produção conta a história do músico Teixeirinha na aquisição do Rancho do Capivari, do período em que ele ali viveu e produziu músicas, até a venda do rancho. “ Ele foi um fenômeno da música e do cinema gaúcho e ele tinha um rancho em Capivari do Sul, que hoje é um espaço onde a Prefeitura de Capivari do Sul está restaurando e transformando em uma área cultural. As tomadas do filme aconteceram no próprio rancho.” Disse Ivan.
“Resgatar a história deste músico que foi aclamado em todo o Brasil é fantástico. E ele foi muito além da música e seus filmes marcaram época. Fomos na Fundação Teixeirinha onde obtivemos muitas informações e descobrimos parte do universo de Teixeirinha que enriquecem o documentário.” Disse Ivan.
A produção é protagonizada por talentos da região e atores locais que foram selecionados especialmente para este fim.
Conforme Ivan Therra, o documentário está em fase final de edição devendo seu lançamento acontecer na segunda quinzena de dezembro em evento na cidade de Capivari do Sul.
Ficha técnica:
Direção: Mestre Ivan Therra
Direção Executiva Profa Nora Nunes
Direção de Fotografia: Liziane Barbosa
Direção de Som: Jasmine de Vasconcelos
Direção de Arte: Magnon Calderón
Produção: Vivi Soneborn e Eraldo Almeida.
Realização Casa da Cultura do Litoral.
Apoio: Prefeitura de Capivari do Sul e Fundação Teixeirinha. PNAB Capivari do Sul 2024 - MINC - Ministério da Cultura.
Biografia de Teixeirinha
Vítor Mateus Teixeira, nasceu em 3 de 1927 na localidade de Mascaradas em Rolante, então distrito de Santo Antônio da Patrulha mais conhecido como Teixeirinha, foi um cantor, compositor, radialista e cineasta brasileiro, um dos maiores expoentes da música gaúcha. Recordista em vendas no Brasil, recebeu o apelido de Rei do Disco. Lançou mais de 50 álbuns e compôs por volta de 1.200 canções, sendo uma das mais populares Coração de Luto.
Em 1964, Teixeirinha escreveu a história do filme “Coração de Luto”, que foi produzido pela Leopoldis Som, em 1967, outro recorde de bilheteria. Em 1969, encenou no filme “Motorista sem Limites” juntamente com Valter D’Avila, produzido por Itacir Rossi. Em 1970 criou sua própria produtora a Teixeirinha Produções Artísticas Ltda pela qual escreveu, produziu e distribuiu dez filmes, sendo um deles filmado em Osório (Tropeiro Velho).
Faleceu em sua casa, em 4 de dezembro de 1985. Deixou sete filhas e dois filhos: Sirley Marisa, Liria Luiza, Victor Mateus Teixeira Filho, Nancy Margareth, Gessi Elizabeth; Fátima Lisete e Márcia Bernadeth, com Zoraida Lima Teixeira, e Alexandre e Liane Ledurina com Mary Terezinha.
Dapraia News
Galeria de Fotos
