Pesca de cabo fica proibida em parte do litoral gaúcho a partir de 15 de dezembro
◔ 10/12/2024 21h29min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #pesca de cabo #litoral gaúcho #pescadores de cabo cabo fixo #pesca no litoral #proibição pesca cabo #TramandaíO período em que é permitida a pesca de cabo no litoral gaúcho termina no próximo domingo, 15 de dezembro, quando os pescadores devem retirar seus equipamentos da praia. A permissão deste tipo de pesca segue legislações federais, estaduais e municipais e é feita de 15 de março a 15 de dezembro. A prática segue permitida em praias que não tem característica de balneário.
A pesca com rede de cabo fixo não utiliza embarcação e as redes ficam dispostas na zona de arrebentação a cerca de 250 m da praia. As redes são do tipo emalhe e instaladas perpendicularmente à costa, sendo uma extremidade fixada na areia e a outra, na zona de arrebentação em profundidades de até dois metros. A fixação das duas extremidades se dá por um sistema de cabos, estacas e âncoras (poitas) e existe a sinalização com bandeiras.
Segundo dados obtidos com pescadores locais, em toda a costa gaúcha existem pelo menos 400 cabos, somente em Tramandaí são 22 pontos. A maior abundância se dá na área Sul do litoral e este tipo de pesca garante a subsistência de milhares de pessoas. Os locais permitidos para a colocação dos cabos são definidos por legislação municipal, através de demarcações realizadas pelas secretarias competentes, Emater, Patram e entidades de pescadores.
A retirada destes petrechos se dá por motivo de segurança, uma vez que no período não permitido, de 15 de dezembro a 15 de março, é muito intenso o fluxo de banhistas e praticantes de esportes aquáticos. No período em que a pesca de cabo não é permitida, os pescadores buscam a subsistência em outros tipos de pescarias ou em trabalhos ligados ao veraneio.
Fotos- Divulgação
Dapraia News com apoio de Leandro Miranda