Pescadores do litoral Norte entregam abaixo-assinado ao vice-governador contra despejo de efluentes no rio Tramandaí
◔ 21/12/2024 16h47min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #rio Tramandaí #esgoto rio Tramandaí #abertura Verão Total #Cidreira #pescaores entregam abaixo assinado ao voice #governadorDurante a solenidade de abertura do Verão Total RS 2024-2025, que aconteceu na manhã deste sábado, 21 de dezembro, em Cidreira, pescadores do litoral Norte entregaram ao vice-governador Gabriel Souza um abaixo assinado com mais de 7,5 mil assinaturas contra a obra do emissário que lançará efluentes no rio Tramandaí, provenientes de estações de Tratamento de Xangri-Lá e Capão da Canoa.
O documento foi uma iniciativa da Associação de Pescadores de Imbé com colaboração da Colônia de Pescadores Z-40 de Tramandaí, Forum da Pesca do Litoral Norte e Associação dos Amigos em Defesa da Bacia do Rio Tramandaí.
Conforme o pescador Felipe Santos Rodrigues, o documento contém 307 páginas e as assinatura foram coletadas entre os dias 1º de outubro e 15 de novembro, senda que a entrega foi feita por ele e pelos pescadores Giovani Pereira e Venina Moraes junto a um stand ocupado pelos pescadores e Emater.
O abaixo assinado teve por objetivo mostrar o descontentamento e repúdio de parte da população com a obra e o despejo dos efluentes e cobrar das autoridades e instituições ligadas ao meio ambiente estratégias adequadas e eficazes para reverter a situação. " Toda a sociedade se engajou e tivemos esta grande quantidade de assinaturas." disse Felipe.
Ao receber o abaixo-assinado, o vice-governador pouco se manifestou e disse que a população deveria cobrar das prefeituras estudos que demonstrem os possíveis impactos ao meio ambiente.
As entidades proponentes do documento demostram preocupação com o futuro e acreditam que com o lançamento de efluentes no rio Tramandaí poderá haver uma série de impactos como piora na qualidade da água de consumo, prejuízo na balneabilidade, desvalorização de imóveis, morte de vida aquática (peixes e plantas), empobrecimento do ecossistema, ameaça à vida dos botos do rio Tramandaí e a pesca cooperativa, entre outras.
A obra do emissário que lançará efluentes na bacia do Rio Tramandaí teve início em março de 2024 e está na fase final e segundo a Corsan, é licenciada pela Fepam.
Fotos- Divulgação
Dapraia News com colaboração de Felipe Santos Rodrigues