Acompanhe ao vivo a sessão solene de posse da presidência da Assembleia Legislativa do RS
◔ 03/02/2025 07h20min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Assembleia Legislativa RS #Pepe Vargas #posse presidente AL #sessão soleneO deputado estadual Gilberto José Spier Vargas, conhecido por Pepe Vargas (PT) assume, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante sessão solene que inicia às 14h.
Político experiente, ele está em seu terceiro mandato na Assembleia e traz um currículo que inclui mandatos de vereador, prefeito de Caxias do Sul em dois mandatos consecutivos, e deputado federal em três legislaturas. Também foi ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro das Relações Institucionais e ministro dos Direitos Humanos, durante a presidência de Dilma Rousseff.
Junto de Pepe, a nova mesa diretora da Casa também deverá ser empossada. Luiz Marenco (PDT) será 1º vice-presidente e Vilmar Zanchin (MDB), 2º vice-presidente. Sérgio Peres (Republicanos), próximo presidente da Casa, ficará como 1º secretário e Issur Koch (PP) 2º secretário.
A presidência de Pepe Vargas resulta de um acordo pluripartidário, que garante a ocupação dos espaços da Mesa Diretora e das Comissões do parlamento gaúcho, conforme a proporcionalidade das cadeiras conquistadas pelos partidos com assento na Assembleia Legislativa. Por este acordo a responsabilidade de presidir o Legislativo Gaúcho recai nas quatro maiores bancadas (PT, Progressistas, MDB e Republicanos) que se revezam na liderança durante os quatro anos da legislatura (2023-2026).
O novo presidente afirma que sua gestão será pautada pela defesa das instituições democráticas, das pautas do Rio Grande no contexto da Federação, da independência e da harmonia do Poder Legislativo na relação com o Poder Executivo e demais poderes do Estado. Através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, espaço de diálogo da Assembleia com a sociedade, o novo presidente pretende pautar o tema do “Crescimento Sustentável”. O Rio Grande tem uma economia diversificada, com um setor de serviços considerável, a agropecuária reconhecidamente forte, além de ser um dos principais polos industriais do país. No entanto, há alguns anos tem diminuído o seu peso na economia da Região Sul e no plano nacional. “Precisamos crescer, mas com sustentabilidade social e ambiental. Precisamos produzir com mais cuidado com o meio ambiente, distribuindo melhor a renda e reduzindo desigualdades entre as nossas diversas regiões”, afirma Pepe.
Acompanhe a sessão solene-
Foto- Divulgação
Com informações da AL RS