AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Vídeos » Notícia: Em Xangri-Lá, CNM defende a união dos prefeitos para vencer a pauta Reforma Tributária

Em Xangri-Lá, CNM defende a união dos prefeitos para vencer a pauta Reforma Tributária

◔ 20/02/2025 13h49min   ‣   Categoria: Vídeos   ‣   Tags: #Famurs #Paulo Ziukolski #Assembleia de Verão #Xangri #Lá

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou, durante a Assembleia de Verão, um panorama abrangente sobre os desafios e oportunidades que os prefeitos gaúchos enfrentarão no período de 2025 a 2028. Apesar do cenário desafiador, a mensagem é clara: com planejamento estratégico, articulação política e o apoio do movimento municipalista, é possível transformar obstáculos em avanços concretos para as cidades do Rio Grande do Sul.

Entre as principais questões abordadas está a Reforma Tributária, que, apesar de suas incertezas, traz consigo a oportunidade de garantir maior participação dos municípios no bolo tributário nacional. A mudança do sistema de origem para o destino das arrecadações promete mais equidade, desde que a autonomia dos gestores locais seja preservada.

Para tratar da PEC 66/2023, o presidente da CNM contou com o apoio do economista Leonardo Rolim. Essa Proposta de Emenda Constitucional propõe medidas significativas para reduzir o estoque da dívida previdenciária municipal, estimada em R$ 670 milhões com o RGPS e R$ 3,6 bilhões com o RPPS. Com até 300 parcelas mensais e redução de juros e multas, a proposta representa um alívio fiscal relevante, permitindo que os gestores respirem e invistam no desenvolvimento local.

A pauta política da CNM é extensa, e vários Projetos de Leis, emendas e discussões que ocorrem em Brasília e que impactam diretamente as gestões municipais foram abordados durante palestra. O presidente Ziulkoski fez questão de situar os prefeitos sobre a situação de algumas medidas que estão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, assim como destacou a posição da CNM frente a elas.

A CNM reforçou que, mesmo diante das dificuldades, a união dos prefeitos, vices e secretários municipais é o caminho para superar desafios e construir um futuro próspero. "O trabalho coletivo garantirá conquistas como a desoneração da folha de pagamentos, a regularidade previdenciária e a defesa dos interesses municipais em Brasília", finalizou Ziulkoski.

Confira o vídeo


Foto- Reprodução

Com informações Famurs

Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO