AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Documentário Na trilha da Música Popular Litorânea será lançado em Tramandaí dia 14 de março

Documentário Na trilha da Música Popular Litorânea será lançado em Tramandaí dia 14 de março

◔ 07/03/2025 07h13min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Maçambique #Na Trilha da Música Popular Litorânea #Tramandaí #Gilmar Eitelwein #Cine Salinha #Colarte

Apresentar um pouco do Maçambique, gênero musical originário do litoral do Rio Grande do Sul, é o que propõe o filme-documentário Na Trilha da Música Popular Litorânea. O ritmo afro-gaúcho é a cara dessas praias e representa a Cultura e a Música Popular Brasileira (MPB) local.

Escrito, produzido e dirigido pelo Jornalista Gilmar Eitelwein o curta metragem foi viabilizado com recursos federais via Lei Paulo Gustavo (LPG), através de edital público do município de Tramandaí. A pré-estreia será no dia 14 de março, às 19h30, dentro do projeto Cine Salinha, do ColArte.

As primeiras composições, os pioneiros nas melodias, letras, ritmos e arranjos que deram forma, conteúdo e essa maneira própria de cantar e expressar a vida do homem e da mulher praieira. O vídeo descreve a trajetória daqueles que uniram o ritmo africano e o tambor de maçambique com o modo de cantar e tocar dos açorianos, sertanejos e do gaúcho da fronteira.

A Música Popular Litorânea nasce nos festivais nativistas, principalmente na Moenda de Santo Antônio da Patrulha e da Tafona, em Osório, nos anos 80. Na década de 90, o Maçambique se espalha pelo estado e pelo país, com a consolidação do trabalho de artistas como Carlos Catuípe, Loma Pereira, Ivo Ladislau, Paulinho Di Casa, Cléa Gomes, Kako Xavier, os grupos Cantadores do Litoral, Sperandires, Chão de Areia, Tribo Maçambiqueira; os compositores Marco Araújo, Beto Bollo, Cao Guimarães, Gilberto Oliveira, Pedro Guerra, Mário Tressoldi, Ivan Therra, Monycah Ramos e outros tantos que vieram em seguida.

O movimento abriu caminhos para dezenas de autores e intérpretes e criou um mercado de trabalho por onde transitam atualmente centenas de músicos e toda uma cadeia produtiva própria, cultivando um mercado particular e fomentando a indústria criativa das novas gerações.

O Maçambique, que até os anos 80 existia apenas como auto de manifestação religiosa, uma forma de congada presente em várias regiões do país, com suas diferenças e particularidades, tornou-se um estilo musical genuíno e específico da região litorânea do RS, desde o sul até o norte.

Serviço

Na trilha da Música Popular Litorânea – Filme/Documentário com duração de 27 minutos. Escrito, produzido e dirigido por Gilmar Eitelwein. Projeto contemplado em edital público da prefeitura de Tramandaí e com recursos federais destinados através da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura.

Pré-estreia dia 14 de março, às 19h30, no Espaço Cine Salinha do ColArte (Av. Atlântica, 1945, Centro, Tramandaí/RS). Entrada gratuita.


Com informações Gilmar Eitelwein, jornalista e produtor cultural

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

26
Amei
2
Incrivel
1
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO