2ª Caminhada do Posto Primavera em Osório reivindica o fim da violência contra a mulher
◔ 07/03/2025 18h36min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Osório #Posto Primavera #Romildo Bolzan Júnior #caminhada do posto primavera #fim da violência contra a mulher
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (07/03), véspera do Dia Internacional da Mulher, a 2ª Caminhada do Posto Primavera com o tema “Juntos pelo fim da violência contra a mulher!”. Com saída na frente do posto de saúde do bairro Medianeira, a comunidade, na sua maioria mulheres, percorreu algumas ruas com cartazes e também roupas e acessórios nas cores lilás e roxo, chamando a atenção para a prevenção contra a violência doméstica.
Em Osório, existe a Rede de Acolhimento à Mulher e ao Ofensor – Ramo, formada por entidades que oferecem apoio às vítimas de violência. Na delegacia de Polícia Civil de Osório, também é oferecida a Sala Lilás, de acolhimento às mulheres.
No país todo, está disponível a Central de Atendimento à Mulher, por meio do 180. Trata-se de um serviço de utilidade pública, para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.
Por meio das redes sociais da prefeitura de Osório, nesta sexta-feira (07/03), véspera do Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, anunciou a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Comdim. O Secretário Municipal de Administração, Claiton Rosa, já está encaminhando os ofícios para que as entidades indiquem as suas representantes para compor o Conselho que está, há anos, desativado.
“As políticas municipais estão sendo retomadas no que diz respeito aos debates, aos fóruns e as participações que as mulheres podem ter, diretamente, no poder público. Por isso, estamos retomando a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, para que as mulheres tenham, oficialmente, um fórum para se manifestar e contribuir com as políticas públicas”, disse o prefeito.
Após a constituição do Conselho, o próprio poderá contribuir para a atualização da lei municipal que o criou, bem como debater a construção de um plano municipal.
Fotos- divulgação
Com informações da Prefeitura de Osório
Galeria de Fotos


