AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Moradora de Osório tem livro premiado e é finalista em concurso de literatura

Moradora de Osório tem livro premiado e é finalista em concurso de literatura

◔ 10/03/2025 17h49min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Giovana Oliveira #Osório #livro Aguapés #Prêmio Mozart Pereira Soares #Biblioteca Pública do Estado em Porto Alegre #Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado

A doutoranda em Letras, Giovana Oliveira, é autora do premiado “Aguapés”, livro finalista do Prêmio Mozart Pereira Soares, voltado a jovens autores que publicaram obras no ano anterior. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 19, em solenidade na Biblioteca Pública do Estado em Porto Alegre. Professora de Letras durante o período de 2022 a 2023, na rede municipal de ensino em Osório, Giovana se inspirou na vivência no distrito de Aguapés, para escrever a obra que, em dezembro passado, recebeu o Prêmio Literário concedido pela Associação Gaúcha de Escritores, na categoria Literatura Juvenil.

“Aguapés” é o primeiro livro da autora que é moradora de Osório e já está com outras publicações sendo produzidas. O concurso em que é finalista, o Prêmio Mozart Pereira Soares, é promovido pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) e Giovana concorre na categoria Narrativa Longa. Autores de várias regiões do Brasil, como Bahia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Rio Grande do Sul, também competem.

Aguapés é uma história contada a três vozes: Moacyr, Malina e Lenira. Moacyr e Malina são dois jovens estudantes, residentes em Aguapés, no litoral norte do Rio Grande do Sul, em um tempo futuro não especificado. Eles passam por duas situações de conflito: ele pode ser considerado ciborgue, situação que nem sempre é bem-vista, ainda mais sendo recém chegado em Aguapés; ela está buscando se aperfeiçoar nas competições de natação, mas uma situação fora da piscina coloca uma pedra no meio do caminho. A partir do encontro entre os dois, e da amizade que surge, eles exploram essas questões nesse cenário futurista que é otimista, utópico — na contramão das histórias de futuros distópicos. Junto a isso, temos a vó Lenira, que, a partir de relatos de sua vida, contextualiza o mundo, trazendo seu testemunho desde quando era jovem até o presente do livro, no qual se passa a história, informou a autora.


Foto- Divulgação

Com informações da Prefeitura de Osório

Como você se sentiu com essa notícia?

13
Amei
0
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO