Prévia do estudo de impacto ambiental do Porto de Arroio do Sal é entregue ao Ibama
◔ 12/03/2025 21h58min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Arroio do Sal #Ibama #licença ambiental Porto Arroio do Sal #Issur Koch #Luis Carlos Heinze #Porto Meridional
Nesta quarta-feira, 12 de março, na sede do Ibama, em Brasília, foi realizada uma reunião com o objetivo de tratar da licença prévia ambiental do Porto Meridional, em Arroio do Sal.
A reunião contou com a presença do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, do senador Luis Carlos Heize (PP), diretor da DTA Engenharia, empresa responsável pelo projeto, Daniel Kohl, do deputado estadual Issur Koch (PP), do prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, o ex-deputado federal Fernando Carrion, diretores da empresa Porto Meridional, senador Hamilton Mourão (Republicanos), entre outros.
O grupo entregou ao presidente do IBAMA, em ato simbólico, a introdutória do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A versão definitiva do documento será protocolada no órgão federal ainda neste mês. Os detalhes do documento não foram divulgados.
O presidente do Ibama garantiu que o projeto poderá ser liberado com brevidade. “Sabemos da importância dessa iniciativa para o estado e vamos priorizar a análise”, declarou Agostinho. Ele também ressaltou que o empreendimento está alinhado à nova lei de cabotagem, que incentiva o transporte marítimo entre portos, e ao contexto de desastres climáticos, que reforça a necessidade de reindustrialização do Rio Grande do Sul.
O diretor da DTA Engenharia, Daniel Kohl, apresentou dados do último diagnóstico, que apontam uma aceitação superior a 80% da população ao projeto. Além disso, destacou que as características do calado da região reduzem para zero a necessidade de dragagem.
A demanda é impulsionada por empresários da região serrana, que atualmente dependem dos portos de Rio Grande e de Imbituba (SC) para exportação.
A construção prevê investimentos de quase R$ 1,3 bilhão, destinados à movimentação de granel sólido, granel líquido e gasoso, carga geral e conteinerizada, e a criação de mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos.
O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, enfatizou que o impacto positivo do porto se estenderá a todo o estado, com reflexos inclusive na economia nacional. “ O município já está trabalhando na questão do Plano Diretor e do esgotamento sanitário elementos necessários para a consolidação do empreendimento.
O senador luis Carlos Heinze, que vem trabalhando no projeto há alguns anos , disse que o porto será de grande importância para a economia gaúcha. “Hoje temos um único porto no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina tem mais de sete. Essa é a nossa melhor oportunidade de reduzir o custo logístico no RS, afirmou Heinze.
O deputado estadual Issur Koch, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional na Assembleia Legislativa, fez questão de afastar qualquer ideia de concorrência entre o Porto de Rio Grande e o Meridional. “Vamos recuperar empresas e negócios que deixaram de operar no RS. Avançamos muito hoje com o Ibama e o porto será uma grande porta para o desenvolvimento do RS e do litoral Norte”, afirmou.
Esta é mais um passo para a concretização do projeto, pois em janeiro, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou o contrato que permite a exploração do terminal de uso privado (TUP) e na ocasião, o Costa Filho afirmou que o projeto será “transformador para a matriz econômica do estado” e contribuirá com a política de desenvolvimento econômico.
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Dapraia News com informações do Ibama, Correio do Povo, Issur Koch
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