AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Pesca de cabo volta a ser permitida em todo o litoral a partir deste sábado

Pesca de cabo volta a ser permitida em todo o litoral a partir deste sábado

◔ 13/03/2025 07h14min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #pesca de cabo #pescadores #Tramandaí #litoral gaúcho #pesca no litoral

A partir deste sábado, 15 de março, a pesca de cabo volta a ser permitida em todo o litoral gaúcho, após período de proibição em parte da costa.  

Na tarde desta quarta-feira, 12 de março, pescadores da Colônia Z-40 de Tramandaí se reuniram com objetivo de alinhar os detalhes sobre a pesca de cabo no município.

O encontro contou com a presença do secretário da Pesca e Agricultura, Marcos Krummenauer e sua equipe, além de Mariana Camargo e Flávio José Souza Jr., representando o escritório da Emater Tramandaí. Também estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros de Tramadaí, Elisio Lucrécio, e o tenente da PATRAM, Juarez Matias, garantindo que tudo seja feito com segurança e dentro da legalidade.

Em Tramandaí, ficaram estabelecidas as seguintes áreas para a pesca de cabo:

Zona 1

Av. Alberto Bins

Av. Alberto Pasqualine

Av. 9 de Julho

Av. João de Magalhães (Terminal Turístico)

Av. Feliciano Bernardes Pereira

Av. Perimetral

Av. Belém

Av. Belo Horizonte

Zona 2 - 

Na reunião, ficou estabelecido que a partir da Rua das Alamandas (Bairro Oásis Sul) até o Bairro Tiaraju, também será área de pesca do cabo, como já é tradicional.

A pesca com rede de cabo fixo não utiliza embarcação e as redes ficam dispostas na zona de arrebentação a cerca de 250 m da praia. As redes são do tipo emalhe e instaladas perpendicularmente à costa, sendo uma extremidade fixada na areia e a outra, na zona de arrebentação em profundidades de até dois metros. A fixação das duas extremidades se dá por um sistema de cabos, estacas e âncoras (poitas) e existe a sinalização com bandeiras.

Segundo dados obtidos com pescadores locais, em toda a costa gaúcha existem pelo menos 400 cabos, somente em Tramandaí são 22 pontos. A maior abundância se dá na área Sul do litoral e este tipo de pesca garante a subsistência de milhares de pessoas. Os locais permitidos para a colocação dos cabos são definidos por legislação municipal, através de demarcações realizadas pelas secretarias competentes, Emater, Patram e entidades de pescadores.

A retirada destes petrechos se dá por motivo de segurança, uma vez que no período não permitido, de 15 de dezembro a 15 de março, é muito intenso o fluxo de banhistas e praticantes de esportes aquáticos. No período em que a pesca de cabo não é permitida, os pescadores buscam a subsistência em outros tipos de pescarias ou em trabalhos ligados ao veraneio. O período de proibição se dá apenas em áreas de grande fluxo de veranistas.


Foto- Divulgação

Dapraia News/Prefeitura de Tramandaí


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

13
Amei
2
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO