Laudo técnico da situação da Plataforma de Atlântida deve ser finalizado em abril
◔ 20/03/2025 07h13min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Plataforma de Atlântida #Xangri #Lá #UFRGS #desavamento plataforma de atlântida #prefeitura de Xangri
Em reunião realizada em outubro de 2023, junto a Advogacia Geral da União – AGU e Procuradoria-Geral de Xangri-Lá, o município obteve autorização para firmar convênio com o Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a realização do laudo técnico da situação da Plataforma de Atlântida, patrimônio pertencente a União.
Respeitando os meios legais e os trâmites processuais necessários para o desenvolvimento e aplicação do convênio, o município de Xangri-Lá, efetivou a assinatura no ano de 2024, e dessa forma o LEME iniciou os estudos para elaboração do laudo que apontará a situação e os próximos encaminhamentos a serem tomados.
A procuradoria-geral do município, destacou que desde o lamentável ocorrido, a administração municipal não tem medido esforços para buscar soluções eficazes e legais para a Plataforma.
A gestão municipal reconhece a importância desse bem para o município e região, que ultrapassa os valores culturais e patrimoniais, assim como o acesso dos pescadores e visitantes, mas também um valor sentimental e de pertencimento do cenário e da história das pessoas e da nossa praia, por isso vêm trabalhando firmemente em ações específicas em prol deste processo.
O andamento da vistoria e análise, conforme o LEME está previsto para ser finalizado no mês de abril, sendo que depende muito das condições climáticas.
O desabamento de parte da Plataforma de Atlântida ocorreu em outubro de 2023 e desde então a estrutura está interditada.
Fotos- Divulgação
Com informações da Prefeitura de Xangri-Lá
Galeria de Fotos



