AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Vídeos » Notícia: Turismo náutico voltará a ser permitido próximo da Ilha dos Lobos, em Torres

Turismo náutico voltará a ser permitido próximo da Ilha dos Lobos, em Torres

◔ 24/03/2025 13h22min   ‣   Categoria: Vídeos   ‣   Tags: #Revis Ilha dos Lobos #Torres #turismo náutico ilha do lobos #ICMBIO #elefante #marinho

Com a provação do Plano e Manejo, em 2023, e do Plano de Uso Público da Ilha dos Lobos em Torres, em dezembro de 2024, o turismo náutico voltará a ser permitido no local. A previsão é que passeios de barco em torno da ilha sejam regulados e autorizados ainda no primeiro semestre deste ano, permitindo a observação de lobos-marinhos e leões-marinhos que habitam a formação nos meses mais frios do ano. A circulação com caiaque e stand up paddle também será liberada. Não será permitido, porém, o desembarque e a interação com os animais.

Passeios desse tipo estavam proibidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2018, para preservar a fauna. A ideia era manter o veto até até que o instituto elaborasse planos de manejo e de uso público para avaliar os impactos do turismo nos animais.

A Ilha dos Lobos fica a 1,8 km de Torres, cidade mais próxima. O local, caracterizado por uma área de rochas basálticas, anualmente recebe em suas dependências lobos-marinhos-sul-americanos (Arctocephalus australis) e leões-marinhos-do-sul (Otaria flavescens), além de diferentes espécies de aves.

 Esses animais, que vivem em colônias de reprodução na Argentina e no Uruguai, partem para o destino, principalmente, no começo do inverno no Hemisfério Sul.

A ilha é protegida como reserva ecológica desde 1983. Em 2005, foi transformada em Refúgio de Vida Silvestre (Revis), e teve seus limites de proteção ampliados para a água, em um raio de 500 metros. Em 2007, a área passou a ser gerida pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Conforme o biólogo e chefe do Revis Ilha dos Lobos, Juliano Rodrigues de Oliveira, serão permitidos dois tipos de passeios embarcados: o comercial, em que haverá credenciamento de embarcações que vão vender passeios, e o particular, para proprietários de lanchas e botes, com passeios que deverão ser agendados, só que sem custo. As autorizações podem ser cassadas a qualquer momento se o autorizado não cumprir as regras. 

Também está em análise a possibilidade da prática de surf tipo town-in, que utiliza motos aquáticas quando acontecem as ondas gigantes que quebram próximas da ilha.

Conheça um pouco mais do Revis Ilha dos Lobos no vídeo abaixo



Foto- Divulgação

Com informações Matinal Jornalismo/Revis Ilha dos Lobos

Como você se sentiu com essa notícia?

15
Amei
2
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO