AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Novas redes coletoras da Corsan irão destinar corretamente 3,3 milhões de litros de esgoto por dia em Tramandaí

Novas redes coletoras da Corsan irão destinar corretamente 3,3 milhões de litros de esgoto por dia em Tramandaí

◔ 03/04/2025 17h46min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Tramandaí #Corsa #esgoto em Tramandaí #Zona Nova #esgoto na São Francisco #Márcio Lopes de Oliveira #Marco Legal do Saneamento

Com um investimento total de R$ 30 milhões previsto para 2025 em Tramandaí, a Corsan está realizando a primeira etapa das obras de esgotamento sanitário do ano no município, com a instalação de redes coletoras nas vias públicas e ramais de ligação das residências às tubulações. O cronograma de trabalho contempla 68 ruas dos bairros Zona Nova e São Francisco II, beneficiando 9.046 famílias nesta fase inicial.

“Serão implantados 13,9 mil metros de redes coletoras nos dois bairros, o que representa a retirada de 3,3 milhões de litros de esgoto despejados por dia na natureza sem o devido tratamento. O equivalente a 1,3 piscinas olímpicas por dia de esgoto bruto que serão levados até a Estação de Tratamento de Esgoto”, pontua o coordenador regional de Engenharia, Márcio Lopes de Oliveira. “O saneamento eleva o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios, assim como amplia o benefício da saúde pública, o bem-estar social, a valorização imobiliária e a preservação do meio ambiente, fomentando a geração de emprego e renda”, diz Márcio.

As obras já passaram pelas avenidas Caldas Júnior, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Emancipação e João de Magalhães e pelas ruas Padre Réus, Santo Amaro, Castro Alves, José Augusto, Corrêa Andrade, José de Freitas e Travessas Olavo Bilac, Coronel Brito, Taquara, Azenha, Cel Boldrini e Sapiranga. A Companhia instalou 6.750 metros de redes coletoras e 422 ramais de ligação às residências, em 87 trechos, até o final de março.

A Corsan planeja concluir no dia 19 as implantações nas ruas 7 de Setembro, Vinte e Um de Abril, Marquês do Herval e Guarda Marinha Greenwald e travessas Padre Feijó, Piratini, São Pedro e Polônia. A previsão é de que até o final do ano estejam instalados os 13,9 mil metros de tubulações. Em 2026, os dois bairros receberão mais 30 mil metros de redes coletoras e ramais para conexão, em uma nova etapa de investimentos.

“Estamos cientes dos desafios que envolvem a implementação de grandes projetos de infraestrutura. Com investimento, planejamento e equipes qualificadas, além do apoio da comunidade e a parceria com a administração municipal, a Companhia está alcançando os objetivos nesta primeira etapa de obras de 2025, em constante evolução”, afirma o engenheiro Márcio.

Tramandaí tem grande relevância na expansão dos índices de saneamento do Rio Grande do Sul. Para isto, a Corsan atribui um plano robusto de investimentos com o foco no cumprimento das metas contratuais para a universalização da cobertura de esgotamento sanitário até o ano de 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento, assim como na qualidade de vida e sustentabilidade.


Foto- Divulgação

Com informações da Corsan

Como você se sentiu com essa notícia?

13
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO