Elefante-marinho-do sul visita Ilha dos Lobos, em Torres
◔ 06/04/2025 19h31min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Ilha dos Lobos #Torres #Revis Ilha dos Lobos #elefante #marinho #do #sul
Durante o monitoramento realizado pela equipe do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, em Torres, no dia 31 de março, um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi avistado na ilha, marcando o primeiro registro da espécie na ilha em 2025.
Embora esses mamíferos marinhos não sejam frequentemente observados na ilha, há um registro anterior feito em outubro de 2024. Antes disso, a última aparição documentada havia ocorrido em 2022. A presença esporádica da espécie reforça a importância do monitoramento contínuo da fauna marinha na área.
O elefante-marinho do sul permaneceu por alguns dias no local, dividindo espaço com os lobos e leões-marinhos que já se encontram na área.
O elefante-marinho-do-sul é um mamífero marinho pertencente à família Phocidae que possui distribuição nas ilhas subantárticas, onde se reproduzem. A presença da espécie no litoral do Rio Grande do Sul é ocasional e derivada de deslocamentos de colônias reprodutivas da Argentina. Seu nome popular é devido ao fato de que indivíduos machos adultos possuem uma proeminência nas narinas, uma probóscide, que lembra a tromba presente nos elefantes e que estará complemente desenvolvida em torno de 8 anos.
O Revis Ilha dos Lobos é uma Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia pública federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Ela foi criada em 1983 como Reserva Ecológica e até 2005 a Ilha dos Lobos era a menor Unidade de Conservação do Brasil. Quando sua categoria foi alterada de Reserva Ecológica para Refúgio de Vida Silvestre, a Ilha teve sua área de proteção ampliada, que inclui a ilha em si e mais 500m para cada um dos lados deixando de ser a menor UC do país. O Refúgio está situado a cerca de 1,8km da praia de Torres, tem uma área total de 142ha e profundidade média de 15 a 20m.
Com formação de origem vulcânica, a Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral gaúcho.
Localizada em frente às praias de Torres, é um refúgio de lobos e leões marinhos, que utilizam o lugar como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, inclusive oceânicas, além de tartarugas, peixes, algas, corais e mariscos.
Fotos- Reprodução Revis Ilha dos Lobos
Dapraia News com informações Revis Ilha dos Lobos
Galeria de Fotos




