Pescadores do litoral Norte participam de plenária em Florianópolis
◔ 09/04/2025 12h21min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Plano Nacional da Pesca Artesanal #Plenária Sul da Pesca #Venina dos Santos Moraes #Sandro Roberto Levandosck #Cidreira #Propostas da Pesca Artesanal #Plenária Regional Sul do Plano Nacional da Pesca Artesanal
Iniciou na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, a Plenária Regional Sul do Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA) que acontece em Florianópolis até sexta-feira, 11 de abril.
Do litoral Norte estão participando os pescadores Sandro Roberto Levandoscki (Mano Pescador), de Cidreira, Venina dos Santos Moraes e José Roberto Prestes Madruga, de Tramandaí e Osvaldo Alves da Siqueira, de Torres.
A palestra de abertura teve o tema “O contexto regional da pesca e das comunidades pesqueiras artesanais". O pescador Sandro Roberto Levandoscki, o Mano Pescador, ao utilizar a palavra falou das dificuldades que o pescador artesanal enfrenta em relação a severa fiscalização. " Pescadores são surpreendidos com ações da polícia ambiental apenas por estarem fazendo seu trabalho que é pescar. Os pescadores artesanais são pequenos e precisam de tranquilidade para trabalhar e obter seu sustento." Disse. A pescadora Venina Moraes também fez uso da palavra na defesa das mulheres pescadoras e argumentou sobre a possibilidade de alteração nas regras da abertura da pesca do camarão na bacia hidrográfica do rio Tramandaí.
Estão participando 80 pescadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de pesquisadores.
Logo depois, a plenária deu início os eixos de discussões do 1º Plano Nacional da Pesca Artesanal que são:
Eixo 1: Economia da sociobiodiversidade pesqueira artesanal - Produção, comercialização e consumo;
Eixo 2: Diálogos de saberes: geração de conhecimento, assistência técnica e extensão pesqueira, formação e comunicação;
Eixo 3: Gestão, ordenamento, uso sustentável e conservação dos recursos e territórios pesqueiros;
Eixo 4: Direito aos territórios e conflitos territoriais
Eixo 5: Cultura e identidade pesqueira artesanal;
Eixo 6: Saúde, assistência e previdência para comunidades pesqueiras artesanais; e
Eixo 7: Emergência climática e pesca artesanal.
Após as discussões serão apresentadas as Propostas da Pesca Artesanal e eleição de delegados que estarão participando da Plenária Nacional que acontecerá dias 26 e 27 de junho em Brasília.
Fotos- Venina Moraes-divulgação
Dapraia News
Galeria de Fotos




