AGORA!

Sexta, 02 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Municípios suspendem aulas e chuva segue no litoral Norte nesta quinta-feira

Municípios suspendem aulas e chuva segue no litoral Norte nesta quinta-feira

◔ 10/04/2025 12h26min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #chuva no litoral Norte #chuva em Cidreira #tempo severo no litoral Norte #chuva em Balneário Pinhal ESTA NOTÍCIA TEM COMPLEMENTO EM ÁUDIO:
00:00 00:00 ±

Os municípios de Balneário Pinhal e Cidreira suspenderam as aulas nesta quinta-feira, 10 de abril, devido as chuvas das últimas horas. Em Palmares do Sul, houve suspensão das aulas na Escola Bento Gonçalves. Em Cidreira, conforme o secretário de Educação, Andrios Benfica, houve também alagamentos internos em diversas escolas o que colaborou para a suspensão das aulas, que retornam nesta sexta-feira.(áudio acima)

Nesta quinta-feira voltou a chover forte no início da manhã nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal, Osório, Tramandaí e Imbé com alagamentos em diversos pontos. Em Tramandaí, a Secretaria de Obras foi acionada para desobstruir, principalmente, bocas de lobos entupidas. Conforme o secretário de Obras, Tiago Lopes, um córrego alagou onde recentemente foi construída uma ponte na rua Marechal Deodoro da Fonseca. " Retiramos uma grande quantidade de lixo do local onde foram colocados os canos que dão a vazão e isto foi um dos causadores do alagamento." disse o secretário.

Conforme dados divulgados pelo Inmet, a estação meteorológica de Tramandaí registrou um total de 117,0 mm em 72h e 13 mm nas últimas 6h.

No início da tarde de voltou a chover forte em Imbé e novos alagamentos foram registrados. Em Palmares do Sul, no distrito de Bacupari, uma ponte sofreu avarias com a força das águas. Em Capão da Canoa foram registrados alagamentos no bairro Guarani.

A previsão da meteorologia indica que esta condição de tempo mais severo permanece até a noite desta quinta-feira com melhoras para a sexta-feira.

A chuva é consequência da circulação de área de baixa pressão que avançou na segunda-feira do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul e encontra-se semi-estacionária em baixos e médios níveis da atmosfera entre o Uruguai e o território gaúcho, gerando chuva forte na costa gaúcha e no Sul do estado e que veio acompanhada de vento forte a muito forte no Sul gaúcho e moderado a forte no litoral Norte. 

Segunda a Defesa Civil Estadual, 3 municípios do litoral Norte reportaram danos ou ocorrências:

1. Cidreira: informação da 10° Coordenadoria Regional sobre alagamento no município de Cidreira, Rua Begônia, Bairro Costa do Sol. Reportam a retirada de uma família por alagamento urbano, com pessoas alojadas em uma residência próxima. (Informação de 09/04/25).

2. Balneário Pinhal: informação de atendimentos e retirada uma família por conta da água dentro da residência, retirada de uma idosa, encaminhada ao Pronto Atendimento 24h devido a um mal súbito. Em outro ponto foi retirada uma vítima feminina e um cachorro após entrar água dentro da residência, e a retirada de uma idosa e sua filha, pela mesma razão. (Informação de 09/04/25).

3. Palmares do Sul: Reportado pelo Sistema de Comando de Incidente, a retirada de uma família de sua residência na Rua Manoel Borga Gato, Quintão, Palmares do Sul, devido ao alagamento. Atualização em 10/04/2025 às 04h30.

Por volta das 16h, o município de Cidreira decretou Situação de Emergência. A medida considera os altos volumes de chuva registrados em curto intervalo de tempo, acima da média esperada para o período, agravados pela precariedade do sistema de drenagem urbana, resultando em alagamentos, danos estruturais, desmoronamentos e prejuízos sociais e econômicos nos bairros Centro, Costa do Sol, Ildo Meneghetti, Salinas, Francisco Mendes e Distrito da Fortaleza.

O decreto autoriza:

A mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta, reabilitação e reconstrução;

A convocação de voluntários e realização de campanhas de arrecadação de recursos em apoio à população afetada;

O início de processos de desapropriação de imóveis localizados em áreas de risco intensificado, com base em critérios técnicos e legais;

A dispensa de licitação, conforme prevê a legislação federal, para aquisição de bens e contratação de serviços essenciais ao enfrentamento da emergência, com prazo máximo de execução de até 1 ano.

O decreto terá validade de 15 dias.


Fotos- Reprodução

Dapraia News/ Defesa Civil

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

7
Amei
1
Incrível
1
Uau!
10
Triste
2
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Amanhecer em Imbé e Tramandaí

A conjunção do sol, rio, mar e nuvens dão o tom do começo do dia.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO