AGORA!

Sexta, 09 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Corsan mostra tratamento de água e esgoto a professores e estudantes da Escola Rural de Osório

Corsan mostra tratamento de água e esgoto a professores e estudantes da Escola Rural de Osório

◔ 14/04/2025 18h15min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Corsan Portas Abertas #Escola Rural #Corssan tratamento de esgoto #Osório #litoral Norte #esgoto Corsan

As equipes técnica, de meio ambiente, responsabilidade social e relações institucionais da Corsan receberam os professores e estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes – Rural, de Osório, no sábado, 12, nas estações de tratamento de água e esgoto da Companhia no município. As visitas, com o objetivo de apresentar os procedimentos, detalhar todas as etapas e esclarecer dúvidas, se iniciaram às 9h e foram concluídas às 12h.

A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Corsan para mostrar à população e a instituições o trabalho feito para garantir a qualidade dos serviços prestados. A Companhia investe em estrutura, tecnologias e processos modernos e eficientes para assegurar que os sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água sejam sustentáveis a longo prazo.

O tratamento correto da água captada em rios, lagos, arroios, barragens ou poços tubulares profundos e dos resíduos domésticos aumenta a qualidade e a expectativa de vida da população, porque previne doenças e também reduz a mortalidade infantil. Além disso, preserva o meio ambiente e agrega valor ao patrimônio público e aos imóveis conectados às redes de saneamento.

As visitas foram conduzidas pela gerente de meio ambiente da Corsan/Aegea, Ana Lusia Hilzendeger; pelo gerente regional de relações institucionais no Litoral Norte, Luciano Brandão; coordenador de operações da Companhia, Rodrigo Krentz; coordenador de operações em Osório, Leandro Mende; pela supervisora de operações das estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) do município, Gabriela Rodrigues; supervisora de qualidade da ETA Osório, Fabiane Bazanella; operadora da ETE Osório, Sílvia Santos; e analista de Responsabilidade Social, Cristiane Medeiros. 

Pela Escola Rural, participaram os professores do curso Técnico em Meio Ambiente Eduardo Luís Ruppenthal, Anelise Siegloch, Jennifer Motta Cézar e Bartolomeu Da Col, e os estudantes Gabriel Girardi Cesa, Filipe Ribeiro Alexandre, Toribio Gubert de Paiva e José Paulo Gomes.

Tratamento de esgoto

A Estação de Tratamento de Esgoto de Osório tem autorização para processar 45 litros por segundo de resíduos domésticos, o que equivale a 60 piscinas olímpicas por mês. O esgoto bruto passa por três etapas para se transformar em efluente 100% tratado. A terceira etapa, chamada terciária, é a fase avançada para remoção de nutrientes e proteção do local onde é feito o lançamento final do esgoto depois do tratamento.

Os professores e estudantes da Rural puderam conferir de perto a diferença entre o afluente (esgoto bruto) e o efluente (esgoto tratado) e toda a estrutura e os métodos que a Corsan utiliza para atender aos parâmetros exigidos pelas agências regulatórias de saneamento básico. “O programa é uma oportunidade para dividirmos com a comunidade o amor pelo nosso trabalho e o orgulho que temos por entregar um serviço de excelência. A ETE Osório, sem dúvida, é um exemplo de qualidade e segurança ambiental”, destaca a gerente de meio ambiente da Corsan/Aegea, Ana Lusia Hilzendeger.


Tratamento de água


“Receber a comunidade nas estações de tratamento de água é importante para difundir o conhecimento sobre a purificação e a necessidade de se conectar à rede e não correr o risco do uso de fontes alternativas”, diz a supervisora de qualidade da ETA Osório, Fabiane Bazanella. O sistema de abastecimento do município utiliza captação de água subterrânea, de poços tubulares profundos da Corsan, com tratamento para remoção de ferro e manganês, e produção de 100 litros por segundo.

Osório conta com seis poços profundos, localizados nas ruas Marcílio Dias, Barão do Triunfo, Nelson Silveira de Souza e da Lagoa, na Avenida Brasil e no bairro Laranjeiras. A água tratada é enviada para seis reservatórios com capacidade de armazenamento de 2,35 milhões de litros, que são distribuídos para mais de 15,4 mil residências e comércios do município, com qualidade e segurança.


Fotos- Divulgação

Com informações da Corsan

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

12
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em Imbé, o Lago da Fonte virou uma pintura no anoitecer

O lago da Fonte virou uma pintura

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO