Projeto Terra entrega mais de mil títulos de propriedade em Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal
◔ 17/04/2025 12h21min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Tramandaí #Imbé #Cidreira #Balmneário Pinhal #Projeto Terra #Terra #Você é Dono do seu imóvel #Laura Ullmann López #desembargador Alberto Delgado Neto
Mais de 1 mil famílias foram beneficiadas em nova etapa do Projeto "Terra - Você é Dono do seu imóvel?", do Judiciário gaúcho. As entregas dos Títulos ocorreram em Tramandaí e Cidreira, nesta quarta-feira, 16 de abril, e contaram com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto. O magistrado destacou a importância do ato, que resgatou o direito das pessoas que já moravam em seus locais e não haviam regularizado as situações de seus imóveis. "Esta dignidade faz parte da nossa missão aqui no Poder Judiciário, de constituir um Estado cada vez mais justo e o direito à moradia está inserido neste contexto", disse ele. "A ação demonstra mais uma vez que a nossa Justiça faz muito mais do que julgar processos, tendo em vista que promovemos iniciativas voltadas às causas sociais", acrescentou.
Foram entregues 498 Títulos em Tramandaí, englobando também o município de Imbé, e 522 para moradores de Cidreira e Balneário Pinhal.
A corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Fabianne Breton Baisch, enalteceu a atuação da juíza de Direito Laura Ullmann López, da 1ª Vara Cível, de Tramandaí, que sempre liderou o Projeto Terra, que atualmente já abrange 24 municípios. "A sua trajetória causa orgulho em todos nós, em virtude de seu compromisso com as iniciativas de cunho social", afirmou. "Hoje estamos vendo a concretização dos sonhos de muitas famílias que terão novos rumos em suas vidas", afirmou ela.
A juíza Laura, por sua vez, falou sobre a relevância da iniciativa para as pessoas que estavam aguardando este momento. "Não é uma importância apenas para estas pessoas, mas para também para os municípios, que passam a ter um cadastro imobiliário atualizado, com recolhimento de IPTU, passa pelo imóvel regularizado que agrega um valor muito maior em termos de mercado", disse ela. " "É um compromisso com a terra, que é Sagrada, e com as pessoas que nela têm a sua moradia. Traz dignidade, pertencimento, visibilidade, e encerra ciclos de vida de pessoas que, embora constem como donas, há muito deixaram de ter identificação com a área", acrescentou.
O projeto de regularização fundiária foi desenvolvido na Comarca de Tramandaí, sob a liderança da Juíza de Direito Laura Ullmann López, da 1ª Vara Cível, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça.
As cerimônias, realizadas na Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT) e no Clube Amigos de Cidreira, também contaram com a presença do 1º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, dos Juízes-Corregedores Felipe Lummertz e Bruno Jacoby De Lamare, e do Deputado Federal Alceu Moreira, além dos Prefeitos de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, de Imbé, Luis Henrique Vedovato, de Cidreira, Gilberto da Costa Silva, e de Balneário Pinhal, Cezar Furini.
Fotos- Divulgação
Com informações do Tribunal de Justiça
Galeria de Fotos


