AGORA!

Segunda, 29 de setembro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Palmares do Sul: Justiça Eleitoral absolve por unanimidade Filipe Lang e Polon Oliveira de acusações durante a campanha eleitoral

Palmares do Sul: Justiça Eleitoral absolve por unanimidade Filipe Lang e Polon Oliveira de acusações durante a campanha eleitoral

◔ 23/04/2025 13h27min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Polon Oliveira #Filipe Lang #Palmares do Sul Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul absolveu, por unanimidade, os ex-vereadores e candidatos à prefeitura de Palmares do Sul, Filipe Lang (PT) e Polon Oliveira (União Brasil), de acusações relacionadas à distribuição de cestas e kits de alimentos durante o período da enchente.

Lang e Polon foram alvo de perseguição política com denúncias que colocaram em risco não apenas suas vidas públicas, mas também a segurança de suas famílias. Após o processo julgado, a verdade prevaleceu: não houve qualquer irregularidade por parte dos ex-vereadores, que agiram movidos pela solidariedade em um dos momentos mais críticos vividos pela população de Palmares do Sul e do Rio Grande do Sul.

Com a decisão judicial, Filipe Lang e Polon Oliveira seguem com seus nomes limpos e estão oficialmente liberados pela Justiça Eleitoral para continuar seus projetos políticos em defesa da comunidade e estão aptos a concorrer em qualquer pleito eleitoral.  

Para Filipe Lang, relembrar essa situação ainda traz desconforto. “Foi um momento muito difícil para mim e para minha família, em 2024. Hoje, esse sentimento se mistura com o alívio de ver a justiça sendo feita diante da perseguição política da qual fomos vítimas”, afirma.

Lang sempre acreditou que a verdade viria à tona — e veio. “Infelizmente, tudo começou com pessoas que tinham ligações pessoais com candidatos da última eleição e que, inclusive, já tiveram sua conduta profissional questionada em várias situações. Era claro o viés político contrário ao meu partido. Isso revolta, não apenas por terem nos tirado a eleição — já que todos sabiam que eu e o Polon éramos os candidatos a serem batidos —, mas pelo dano moral e emocional que causaram a mim e à minha família”, desabafa.

Hoje, mesmo com a decisão da Justiça a seu favor, Lang diz que não se sente totalmente aliviado. “A perseguição, a difamação, tudo isso deixam marcas. Não tem como apagar. Mas sigo firme na luta. Estou apto a concorrer novamente e seguirei em frente, de cabeça erguida, pronto para continuar contribuindo com Palmares do Sul, como cidadão e, quem sabe, como representante político mais adiante.”

Polon Oliveira acredita que, com a conclusão do processo, fica clara a convicção de que o maior absurdo eleitoral da história de Palmares do Sul ocorreu em 2024.

“Durante toda a minha vida, defendi a legalidade, a moralidade e o devido processo legal — princípios que, infelizmente, neste caso, foram deixados de lado. O parecer do próprio Procurador de Justiça do Estado comprova tudo aquilo que sempre defendi: nenhum crime foi cometido, todas as doações tiveram o destino correto e o estado de calamidade em que vivíamos exigia atitudes urgentes por parte dos agentes políticos — e foi isso que fizemos. Ajudamos quem mais precisava”.

O ex-vereador Polon lamenta que o que fica agora é o questionamento: qual foi o real motivo para que tudo isso tivesse acontecido “Sinceramente, ainda não consigo entender. Mas carrego a certeza de que, assim como o TRE deixou claro na unanimidade do provimento ao nosso recurso, nós fizemos o que um agente político deve fazer. Estávamos vivendo uma crise, e sem o apoio da sociedade civil, o Estado, por si só, seria insuficiente”.

Polon agradeceu o apoio de todos que acreditaram na verdade dos fatos. “Em especial, agradeço à parceria incansável da minha esposa, Dra. Natália, que foi essencial na nossa defesa, desde a primeira instância até o julgamento do recurso”.

RELEMBRE O CASO

Quando o povo gaúcho mais precisou, durante a maior enchente da história em maio de 2024, os então vereadores Filipe Lang e Polon Oliveira lideraram uma grande mobilização para ajudar as famílias em Palmares do Sul e as que buscaram abrigo no município. Pessoas que tiveram suas rendas comprometidas durante as chuvas no RS, também foram assistidas.

Adversários políticos não reconheceram a legitimidade desta atitude e tentaram manchar a reputação política, acusando os dois de estarem agindo em benefício próprio. O MPF julgou improcende a ação por diversos equívocos na análise jurídica do caso e Filipe Lang e Polon Oliveira estão livre das acusações.


Foto- Divulgação

Com informações de Filipe Lang



Como você se sentiu com essa notícia?

7
Amei
2
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO