AGORA!

Segunda, 28 de abril de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Em Osório, PartiuIF fortalece o acesso de estudantes da rede pública aos Institutos Federais

Em Osório, PartiuIF fortalece o acesso de estudantes da rede pública aos Institutos Federais

◔ 28/04/2025 13h27min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Instituto Federal Osório #Osório #Campus Osório #Partiu IF

“Eu até pensava em estudar aqui, tinha vontade, mas nem cogitava a ideia de fazer a prova porque achava que era muito difícil para gente”. A fala de Ana Clara dos Santos, de 15 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti, da localidade de Arroio das Pedras, em Osório, ainda resume o sentimento de alguns jovens que passam pela calçada dos campi do IFRS. Ela, e mais dois amigos, integram o grupo de quarenta selecionados do programa PartiuIF que foram recepcionados na última quarta-feira, dia 23 de abril de 2025, para a aula inaugural. O que eles enxergam como uma oportunidade de se preparar para a prova de seleção, para o Instituto Federal é uma missão e um dever, listado nos seus valores institucionais como ‘equidade e justiça social’.

Os estudantes, todos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Osório e municípios vizinhos, foram recebidos no auditório Agnes Schmelling pela equipe do programa no campus, equipe diretiva e representante da reitoria do IFRS. Acompanhados por responsáveis e/ou familiares, eles assistiram a uma apresentação detalhada sobre os objetivos e a importância do PartiuIF, conduzida pela coordenadora do programa, professora Luciane Ferreira. Para ela, a iniciativa, que é ponte de inclusão, amplia o acesso ao IFRS e fortalece a aproximação da comunidade com o campus. “O programa é uma porta de entrada, um convite para que os jovens da escola pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, se aproximem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conheçam seus espaços, oportunidades e passem a se reconhecer como pertencentes a esses ambientes. O programa cria vínculos, constrói confiança e mostra que o Instituto Federal é um lugar que deve ser ocupado por todos e todas”.

José Wilmar Mendes Neto, de 17 anos, colega de Ana Clara na escola localizada às margens da BR 101, é trancista e, apesar de já ter vindo ao campus em duas oportunidades, também não acreditava ser possível ingressar como estudante da instituição. Em setembro de 2024, ele visitou a mostra de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoExP) com sua escola e em novembro participou como voluntário em uma oficina do Neabi, em alusão ao mês da Consciência Negra. Agora, com mais conhecimento sobre a reserva de vagas, política que garante metade das vagas do processo seletivo para estudantes oriundos de escolas públicas, já começa a ter outra concepção: “Ainda acho que a prova é muito difícil, mas por estar aqui fazendo um reforço na minha aprendizagem, fiquei motivado!”, enfatiza.

O entusiasmo também era nítido nas expressões e na fala de Amanda da Silva Silveira, que acompanhava a filha Isabela Silveira dos Santos, de 14 anos, da escola Albatroz, e os amigos Ana Clara e José Wilmar. “Eu achava que essa escola era um pouco fora da nossa realidade. Quando entrei hoje me surpreendi com a infraestrutura, com a organização, limpeza dos espaços e cordialidade dos funcionários, desde a recepção do guarda à moça da limpeza, todos muito educados. Ainda estou com dificuldade de acreditar que é realmente gratuita, que não precisa pagar nada!”, brinca. Sua filha Isabela conta que já acompanhava as divulgações do campus nas redes sociais, mas só se inscreveu no PartiuIF por incentivo da mãe, que sempre a estimula nos estudos.

A coordenadora do programa, professora Luciane, comemora o alcance do PartiuIF com dados que mostram que ele está realmente cumprindo com sua função essencial de chegar a quem mais precisa: “Das 40 vagas ofertadas aqui no Campus Osório, 30 estão sendo ocupadas por estudantes que atendem a um ou mais dos critérios de vulnerabilidade definidos pelo programa. Uma parte significativa possui baixa renda familiar, e muitos são pardos ou negros. Esses dados evidenciam e reforçam que o PartiuIF promove o acesso, a equidade e o enfrentamento das desigualdades históricas étnico-raciais e sociais na educação”.

Sobre a recepção dos estudantes

Após a apresentação realizada pela coordenadora do programa, professora Luciane Ferreira, o diretor-geral Marcelo Paravisi deu as boas-vindas, desejando um ótimo ano de estudos e a pró-reitora de Pesquisa e Inovação Flávia Twardowski instigou a todos para aproveitarem ao máximo o Campus Osório, que é sua unidade de origem como docente. Já o diretor de Ensino Felipe Parisoto destacou a importância de se proporcionar o acesso ao ensino público, tal como estava ocorrendo naquela tarde. Fala que foi continuada pela psicóloga Natália Alves, egressa do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, que tocou em temas éticos e comportamentais.

Os professores de Matemática, Elisa Daminelli; de Língua Portuguesa, Julia Darol; e de Ciências da Natureza, Terrimar Pasqualetto, também contaram aos seus novos alunos um pouco das suas experiências docentes e como vão atuar no projeto na companhia dos seus monitores, respectivamente Kelli Souza (egressa da Licenciatura em Matemática e atualmente no curso de Pós-graduação em Educação Básica e Profissional); Carlos Camargo (da turma 401 do curso Técnico em Administração, Integrado); e Anita Alencastro (também da 401 ADM).

Os estudantes também receberam orientações gerais, sobre o fornecimento do lanche pelo campus, em um apoio da assistência estudantil, a necessidade de criação de um e-mail nominal para utilização como meio de comunicação oficial ao longo do curso e de uma conta bancária para recebimento da ajuda de custo mensal, e sobre como podem solicitar, junto ao setor de Registros Acadêmicos, as documentações exigidas para o transporte escolar fornecido pelas prefeituras.

Também participaram de um lanche coletivo, assistiram a uma apresentação do grupo musical Gaia e conheceram o bloco F, onde acontecerão as aulas nas terças e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. Lá visitaram as salas do projeto de extensão Equipe de Judô e o Windmaker, desenvolvendo atividades orientadas pelo bolsista Victor Davi Pompeu de Matos.

Sobre o PartiuIF 

É um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os Institutos Federais que oferece aulas e atividades voltadas à recuperação das aprendizagens, com foco especial nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que cursaram integralmente essa etapa na rede pública de ensino e que se encontram em situação de vulnerabilidade, como estudantes negros, quilombolas, indígenas, com deficiência ou renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Os encontros seguem até o mês de novembro. Os estudantes selecionados recebem uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200,00, desde que alcancem a frequência mínima de 75% a cada mês da formação teórica e prática do curso.

A coordenação do programa no Campus Osório fica na sala da Extensão, com os seguintes atendimentos presenciais: nas terças-feiras à tarde, com a profª. Luciane Ferreira, e nas quartas à tarde com a psicóloga Natália Alves.

Em todo o IFRS, são previstos 670 estudantes participantes do PartiuIF, nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.


Fotos- Divulgação

Com informações IF Campus Osório

Como você se sentiu com essa notícia?

6
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
1
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Amanhecer em Imbé e Tramandaí

A conjunção do sol, rio, mar e nuvens dão o tom do começo do dia.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO