Ao celebrar 20 anos, Ascamari faz apelo ao Poder Legislativo de Imbé
◔ 28/04/2025 20h40min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Ascamari #Augusto Padilha da Rosa
O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbé, Augusto da Rosa Padilha, utilizou a tribuna livre durante sessão descentraliza da Câmara de Vereadores de Imbé com o objetivo de celebrar os 20 anos da entidade e buscar melhorias para os associados. A sessão aconteceu no balneário Santa Terezinha na noite desta segunda-feira, 28 de abril.
Na sua manifestação, Augusto disse que a Ascamari é reconhecida de utilidade pública desde 2007, possuindo hoje 50 associados, incluindo pessoas idosas, crianças e deficientes físicos que dependem da atividade de reciclagem, entretanto enfrenta dificuldades por não possuir uma área própria para suas atividades. “ Enfrentamos restrições devido a falta de espaço físico adequado e apelamos ao Poder Legislativo para que reavalie a possibilidade de viabilizar a concessão de uma área pública regularizada garantindo um local digno para as operações conforme os princípios da justiça socioambiental”, Disse.
A seguir, Augusto apresentou um breve histórico da Ascamari. Há 20 anos a entidade era fundada por integrantes da comunidade com o esforço da ativista Cristina Fagundes. Desde então vem desenvolvendo um papel importante para o meio ambiente e na geração de renda. “ São cerca de 600 famílias cadastradas que auxiliam a entidade no dia a dia, juntamente com comerciantes.”
Ao final, Augusto agradeceu as parcerias com as diversas entidades, entre elas, Rede Poder Mulher, Eco Imbé, Amigas da Mama, Aimpa, Porto Imbé e Escola Fenix.
Na última sexta-feira, 25 de abril, a Ascamari realizou um jantar com amigos e associados celebrando os 20 anos.
A Ascamari por não possuir uma sede própria adequada ao trabalho de separação de materiais recicláveis tem muitas limitações na produção e há anos está lutando para conquistar um espaço onde possa desenvolver o trabalho de forma mais eficiente.
Confira o vídeo com a sessão descentralizada e a fala de Augusto Padilha da Rosa no início CLICANDO AQUI
Foto- Reprodução
Dapraia News