AGORA!

Terça, 29 de abril de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Abaixo-assinado propõe anexação de Atlântida Sul e Mariápolis a Xangri-Lá

Abaixo-assinado propõe anexação de Atlântida Sul e Mariápolis a Xangri-Lá

◔ 29/04/2025 18h28min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #anexação de Atlântida Sul e Mariápolis a Xangri #Lá #Romildo Bolzan Júnior #Celso Barbosa #abaixo #assinado Atlântida Sul e Mariápolis

Um abaixo-assinado pedindo a anexação das praias de Atlântida Sul e de Mariápolis, que pertencem ao município de Osório, a Xangri-Lá foi publicado no site change.org e está recebendo assinaturas. Até o final da tarde desta terça-feira, 29 de abril, contabilizava 343 assinaturas.

Segundo o texto do abaixo-assinado, há uma série de fatores que levam em consideração a desanexação territorial entre elas, a de que Atlântida Sul e Mariápolis estão a mais de 20 km da sede do município de Osório, enquanto se encontram a menos de 5 km do centro de Xangri-Lá, melhor integração urbana e viária com Xangri-Lá resultando no fluxo de moradores dessas localidades para comércio, serviços e atividades diárias naquele município.

Outros fatores são relativos à utilização, de parte dos moradores, dos serviços de saúde e a frequência em escolas públicas e projetos sociais de Xangri-Lá, demonstrando uma relação consolidada com o município vizinho, mesmo sem vínculo administrativo formal.

Ainda consta que a população dessas localidades está cultural e economicamente mais conectada a Xangri-Lá do que a Osório e ainda que Atlântida Sul e Mariápolis estejam sob jurisdição de Osório, mas o município de Xangri-Lá já absorve custos indiretos decorrentes da utilização espontânea de sua estrutura urbana e serviços por parte da população dessas localidades.

Também é levado em conta a questão legal onde a Lei Complementar nº 1, de 2 de janeiro de 1967 (com alterações pela LC nº 59/2004) e da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, diz que é possível a modificação de limites territoriais entre municípios, mediante aprovação legislativa, justificativa técnica e realização de plebiscito junto à população diretamente interessada.

Ao final, o abaixo assinado pede que a Câmara de Vereadores de Xangri-Lá aprove requerimento formal à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando a abertura de processo legal e técnico para alteração dos limites municipais, com a consequente incorporação de Atlântida Sul e Mariápolis ao território de Xangri-Lá e que sejam promovidas audiências públicas, estudos técnicos e plebiscito popular, conforme prevê a legislação estadual, garantindo a participação democrática da população envolvida.

A Prefeitura de Osório encaminhou uma nota ao site Dapraia News reconhecendo a legitimidade do movimento e que a iniciativa já aconteceu em períodos passados. Reitera também, que está dando total atenção aos balneários e que a situação de abandono é fruto da administração passada.

Confira a nota

”Sobre o abaixo-assinado que está circulando nas redes sociais reivindicando ao Legislativo de Xangri-Lá que encaminhe solicitação à Assembleia Legislativa para que anexe os balneários de Atlântida Sul e Mariápolis (pertencentes ao município de Osório), ao município de Xangri-Lá, a prefeitura de Osório vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Reconhecemos a legitimidade de toda manifestação popular e reafirmamos que ouvir a população é um princípio que norteia nossa gestão. O atual governo municipal reconhece e valoriza os dois balneários, de Mariápolis e Atlântida Sul, sendo esses locais os primeiros a receberem serviços da Secretaria Municipal de Obras, assim que a Administração Municipal assumiu em janeiro de 2025. Ações concretas e imediatas foram realizadas para atender às demandas das comunidades locais.

A matéria é fruto de uma intenção política e não é a primeira vez que se teve uma iniciativa igual. Esperamos que as relações institucionais entre os municípios seja respeitada e o município de Osório, nesta gestão, como nas anteriores do PDT, sempre procurou e respondeu às demandas. O que se tem agora é o resquício de um total abandono da municipalidade pela gestão anterior, com os distritos e que serão recuperados com a boa atividade de serviços públicos nestas localidades.

Reiteramos que o caminho para a construção de soluções efetivas é o diálogo, e mantemos nossas portas abertas para o debate democrático e responsável, sempre pautado pelo interesse coletivo e pelo fortalecimento do nosso município como um todo. A Administração Municipal de Osório reafirma seu compromisso com a escuta ativa, a gestão participativa e a promoção do bem-estar de toda a população.”

Já o prefeito de Xangri-Lá, Celso Barbosa, afirmou  que foi procurado por um grupo de empresários de Atlântida Sul para solicitar o apoio pela indexação ainda em 2024, mas que não iria se envolver no assunto e que esta é uma decisão da comunidade.

Nas redes sociais, as opiniões se dividem sendo que parte dos moradores se mostra favorável e outra contrária. 


Foto- Redes sociais- Facebook Atlântida Sul em fotos

Dapraia News




Como você se sentiu com essa notícia?

16
Amei
1
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Amanhecer em Imbé e Tramandaí

A conjunção do sol, rio, mar e nuvens dão o tom do começo do dia.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO