Corsan promove na próxima semana formação em bordado em pedrarias e exposição das criações em Tramandaí
◔ 02/05/2025 17h52min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Corsan #Fernanda Nadal #Arte de Bordar #oficina de bordado em Tramandaí #Amora Produções culturais
Entre os dias 5 e 10 de maio, o Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (CCI), em Tramandaí, reunirá cem mulheres que participarão do projeto “A Arte de Bordar”, por meio de oficinas gratuitas de bordado em pedrarias e palestras sobre mercado de trabalho, empreendedorismo feminino, produção de conteúdo digital e sustentabilidade na moda. As aulas terão a duração de cinco horas, durante as manhãs e tardes, até a sexta-feira, 9. No sábado, 10, às 9h, acontecerá a mostra final aberta ao público. A exposição reunirá as peças e criações das alunas durante os encontros. Em uma promoção da Corsan e do Instituto Aegea, com o apoio da prefeitura, foram recebidas 218 inscrições, superando o número de vagas oferecidas (100).
“A exposição das peças produzidas será um momento de celebração e representa o processo de fortalecimento que cada mulher viveu durante a capacitação. É uma oportunidade de dar visibilidade às histórias e potências das participantes e despertar o bordado como uma ferramenta de expressão, geração de renda e autonomia”, comenta Fernanda Nadal, idealizadora e coordenadora da ação.
A proposta do projeto visa o empoderamento feminino por meio da arte, sob a orientação da renomada artista Fernanda Nadal. As participantes terão acesso a uma formação completa, combinadas com palestras e uma oficina de sensibilização feminina, além de receberem o kit de bordado e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350. No final, serão entregues certificados para comprovação da formação recebida.
A iniciativa já formou 694 mulheres, em nove edições em sete cidades no Brasil, e pretende capacitar e proporcionar uma oportunidade para quem deseja aprender uma nova técnica artesanal ou iniciar uma nova fonte de renda. O projeto também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na plataforma digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para possibilitar a divulgação do trabalho das participantes que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias. A seleção é feita ao final das oficinas, considerando o comprometimento das alunas em aula, além do capricho nos pontos aprendidos e criatividade da obra final.
Para saber mais sobre a Plataforma, acesse: https://www.bordadeirasdobrasil.com.br/.
O projeto A Arte de Bordar: oficinas de bordado, com PRONAC 234134, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Tramandaí conta com o patrocínio da Corsan e do Instituto Aegea, com o apoio da Prefeitura Municipal de Tramandaí. A coordenação geral é da Fernanda Nadal e a produção executiva é da Amora Produções Culturais.
SERVIÇO
Formação gratuita de Bordado em Pedrarias em Tramandaí e exposição das criações
Quando: Oficinas de 5 a 9 de maio e exposição dia 10 de maio
Onde: CCI - Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (Rua Rebouças, 495 - Bairro Zona Nova, Tramandaí/RS)
Mais informações no Instagram: @aartedebordarpelobrasil
Foto- Gabriel Oliveira
Com informações Corsan
Galeria de Fotos
