Corsan dá início ao projeto Arte de Bordar em Tramandaí
◔ 05/05/2025 19h55min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Corsan #Instituto Aegea #Tramandaí #Arte de Bordar #Fernanda Nadal #bordado em pedrarias
Teve inicio nesta segunda-feira, 5 de maio, em Tramandaí, o projeto “A Arte de Bordar”, por meio de oficinas gratuitas de bordado em pedrarias e palestras sobre mercado de trabalho, empreendedorismo feminino, produção de conteúdo digital e sustentabilidade na moda.
A atividade é promovida pela Corsan, Instituto Aegea com apoio do Prefeitura de Tramandaí e acontece no Centro de Convivência do Idoso.
A atividade proporciona aulas com 5 horas de duração nos períodos da manhã e a tarde e no sábado, 10 de maio, haverá mostra final aberta ao público. A exposição reunirá as peças e criações das alunas durante os encontros.
São 100 alunas que foram selecionadas em um total de 218 inscritas.
A proposta do projeto visa o empoderamento feminino por meio da arte, sob a orientação da renomada artista Fernanda Nadal. As participantes tem acesso a uma formação completa, combinadas com palestras e uma oficina de sensibilização feminina, além de receberem o kit de bordado e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350. No final, serão entregues certificados para comprovação da formação recebida.
A iniciativa já formou 694 mulheres, em nove edições em sete cidades no Brasil, e pretende capacitar e proporcionar uma oportunidade para quem deseja aprender uma nova técnica artesanal ou iniciar uma nova fonte de renda.
Na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Tramandaí Juarez Marques da Silva se fez presente na abertura do evento onde falou da importância da atividade. “Foi um dia muito especial, onde este projeto que conta com a parceria das secretarias de Assistência Social e das Mulheres, irá proporcionar a oportunidade de aprendizado numa arte que pode ser geradora de renda e também consolidamos a parceria com a Corsan e Instituto Aegea. Podemos transformar Tramandaí num polo de arte de bordar” disse o prefeito.
A instrutora Fernanda Nadal salientou que o projeto visa transformar vida através do bordado em pedrarias e vem como uma forma de terapia e de empreendedorismo. “O bordado em pedrarias é muito usado na alta costura e na moda em geral.” Disse.
A iniciativa já formou 694 mulheres, em nove edições em sete cidades no Brasil, e pretende capacitar e proporcionar uma oportunidade para quem deseja aprender uma nova técnica artesanal ou iniciar uma nova fonte de renda. O projeto também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na plataforma digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para possibilitar a divulgação do trabalho das participantes que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias. A seleção é feita ao final das oficinas, considerando o comprometimento das alunas em aula, além do capricho nos pontos aprendidos e criatividade da obra final.
Fotos- Sandro Sauer
Dapraia News/Corsan
Galeria de Fotos



