AGORA!

Quarta, 07 de maio de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Novo edital do Mais Médicos contempla vagas no litoral Norte

Novo edital do Mais Médicos contempla vagas no litoral Norte

◔ 06/05/2025 13h30min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Mais Médicos em Tramandaí #vagas mais médicos #Mais Médicos no litoral Norte #Torres #Tavares

O governo federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis para inscrição a partir desta segunda-feira, 5 de maio, nas 27 Unidades Federativas. Desse total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 são destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Os médicos interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio.

A oferta das vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. Lançada na última quarta-feira (30/04), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões. A prioridade do Mais Médicos é atender as de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).

Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes a consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.

No RS existem 133 vagas e 85 municípios aderiram ao edital. No litoral Norte, apenas 3 municípios fizeram a adesão e cada um deles possui uma vaga, sendo eles Tavares, Torres e Tramandaí.

As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para esses dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

Aqueles municípios não aderidos, fora da relação disponibilizada poderão solicitar adesão via formulário de recurso dentro do prazo, para análise da Coordenação Geral de Planejamento, Avaliação e Dimensionamento de Profissionais para a Atenção Primária do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária da Secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


Foto- Divulgação

Com informações do Ministério da Saúde

Como você se sentiu com essa notícia?

14
Amei
2
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

O sol de despede do domingo, 4 de maio, em Tramandaí

Mais uma vez a natureza mostrou-se exuberante no litoral Norte

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO