AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Festas Juninas : como aproveitar os sabores típicos sem exageros

Festas Juninas : como aproveitar os sabores típicos sem exageros

◔ 04/06/2025 14h55min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Festas juninas #cuidados com alimentação nas festas juninas #hapvida #Daniella Fava #pinhão #quantão

Em junho ocorre uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, a Festa Junina. Acompanhadas pelo frio típico da estação, a confraternização traz pratos tradicionais nos arraiais, como pinhão, quentão, paçoca e bolo de milho. Em meio a tantas delícias, é preciso atenção aos exageros alimentares, que podem trazer riscos à saúde. Com cardápio rico em açúcar, gordura, sódio e bebidas alcoólicas, cresce a importância de conciliar prazer e moderação nas comemorações. 

Para saborear as delícias típicas sem exageros, a nutricionista Danielle Fava, da Hapvida, recomenda optar por versões mais leves, como milho cozido ou pipoca sem manteiga. “Embora saborosos, muitos alimentos típicos dessa época são ricos em calorias, açúcares e gorduras. No entanto, é possível desfrutar dessas delícias de forma equilibrada, adotando estratégias nutricionais conscientes”, afirma a especialista.

Começar o arraial com alimentos ricos em fibras, como o pinhão, muito consumido na Região Sul do Brasil, ajuda a promover saciedade e contribui para o bom funcionamento intestinal. A semente é fonte de fibras, minerais, como ferro, magnésio e zinco, além de vitaminas do complexo B. “Para manter seus benefícios, prefira consumi-lo cozido em água, sem adição de sal ou gordura”, orienta a nutricionista.

É possível equilibrar tradição e saúde escolhendo uma ou duas comidas típicas preferidas. Outra dica é priorizar alimentos em versões mais saudáveis. “O cachorro-quente, por exemplo, pode ser feito com pão integral, sem condimentos industrializados e com molhos caseiros com menos sódio, o que contribui para uma refeição mais equilibrada. Na hora da sobremesa, preparações com menor teor de açúcar, como a paçoca light, são boas alternativas aos doces tradicionais”, completa Danielle. 

O quentão é outro exemplo para quem deseja manter a tradição sem abrir mão da saúde. A bebida pode ser preparada com adoçantes naturais e com menor teor alcoólico, sem perder o sabor das especiarias. Já o bolo de milho ganha valor nutricional quando feito com farinha integral ou aveia. A paçoca, por sua vez, torna-se uma opção mais saudável e igualmente saborosa quando feita em casa com amendoim sem sal e mel.

Atenção aos riscos do consumo excessivo

Apesar de saborosos, os pratos juninos podem representar riscos à saúde quando consumidos em excesso, especialmente por pessoas com diabetes, hipertensão ou colesterol alto, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. O alto teor de açúcar em doces e bebidas pode provocar picos glicêmicos perigosos para diabéticos. Já o sódio presente em muitos alimentos típicos exige cuidado dos hipertensos. Para quem tem colesterol elevado, a recomendação é evitar frituras e dar preferência a preparações assadas ou grelhadas.

No caso das bebidas alcoólicas, como o tradicional quentão, a dica é moderação, segundo a nutricionista. “Alternar o consumo de água ajuda a manter a hidratação e reduzir os efeitos do álcool, sem comprometer a diversão”, pontua.

Desta forma, com atenção e escolhas conscientes, é possível aproveitar os sabores e a tradição das festas juninas do Sul do Brasil sem abrir mão da saúde. Moderação, equilíbrio e pequenas adaptações no cardápio garantem não só o prazer à mesa, mas também bem-estar durante e após as comemorações. 

Sobre a Hapvida

Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 71 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 78 prontos atendimentos, 351 clínicas médicas e 299 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.


Foto- Divulgação

Com informações Hapvida




Como você se sentiu com essa notícia?

9
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO