Ministério da Pesca e Aquicultura cancela mais de 1,2 mil licenças de pescadores no litoral Norte
◔ 06/06/2025 14h00min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #RGP Pesca #carteira de pescador #carteiras de pescador cancelada #cancelamento carteiras de pescador no litoral Norte
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou nesta quinta-feira, 5 de maio, a Portaria a n° 479, DE 4 DE JUNHO DE 2025 que determina o cancelamento das licenças de pescadores e pescadoras profissionais que não realizaram o recadastramento obrigatório até o dia 31 de março de 2025. A medida tem como objetivo manter o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) atualizado. Atualmente o registro possui 1,8 milhões de pescadores cadastrados, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 127/2023.
Os profissionais poderão consultar se seus registros foram cancelados por meio da página eletrônica do Ministério da Pesca e Aquicultura. A decisão afeta diretamente mais de 300 mil pescadores e pescadoras que não cumpriram o prazo estabelecido para o recadastramento.
“A atualização do RGP é considerada essencial para o Ministério, pois ela garante a regularidade da atividade pesqueira no país, permite uma melhor gestão dos recursos públicos e assegura que os benefícios e políticas públicas sejam destinados corretamente aos profissionais do setor”, afirmou a Secretária Nacional de Registro Monitoramento e Pesquisa, Carolina Doria.
Os pescadores profissionais que ainda não se regularizaram podem entrar com recurso administrativo ao cancelamento, no prazo de 30 dias, contados a partir da data de publicação da portaria. Após esse período, serão realizadas as análises de todos os recursos e posteriormente será divulgada a relação definitiva de licenças canceladas.
Como solicitar o recurso?
O recurso deve ser protocolado exclusivamente de forma online, por meio do endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/peticionar-documentos-eletronicamente-ao-ministerio-da-agricultura-pecuaria-e-abastecimento
Para auxiliar no processo, o Ministério disponibilizou um manual eletrônico com orientações detalhadas aos interessados. O documento pode ser acessado pelo link: Manual do Peticionamento Eletrônico - 2025.
Entenda o processo
Desde a retomada do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2023, foram promovidas melhorias no sistema e realizada uma força-tarefa para análise dos requerimentos represados no processo de recadastramento. A iniciativa, conduzida em parceria com os Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, resultou na análise de aproximadamente 200 mil solicitações de RGP.
A regularização dos pescadores e pescadoras profissionais garante o exercício legítimo da profissão e possibilita o acesso a direitos como auxílio-doença, seguro defeso, benefícios previdenciários, crédito e outros benefícios sociais.
Além disso, a estratégia de regularização e informatização dos registros possibilita o cruzamento de dados com outros sistemas, promove a transparência e viabiliza a implementação de um sistema mais seguro. Essa iniciativa, aliada à cooperação em investigações e ao encaminhamento de denúncias, tem fortalecido os mecanismos de controle e contribuído para o combate a práticas fraudulentas.
No litoral Norte são 1.220 pescadores que tiveram suas carteiras canceladas.
Confira a quantidade de pescadores com carteira cancelada nos municípios do litoral Norte
Arroio do Sal- 59
Balneário Pinhal- 54
Capão da Canoa- 90
Capivari do Sul- 10
Cidreira- 57
Imbé- 94
Itati- 3
Maquiné-21
Morrinhos do Sul- 1
Mostardas- 50
Osório- 45
Palmares do Sul- 130
Santo Antônio da Patrulha- 7
Tavares- 30
Terra de Areia- 24
Torres- 285
Tramandaí- 189
Três Cachoeiras- 25
Três Forquilhas- 3
Xangri-Lá- 43
Total -1.220
Confira a lista CLICANDO AQUI
Foto- Sandro Sauer
Com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura