AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Ministério da Pesca e Aquicultura cancela mais de 1,2 mil licenças de pescadores no litoral Norte

Ministério da Pesca e Aquicultura cancela mais de 1,2 mil licenças de pescadores no litoral Norte

◔ 06/06/2025 14h00min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #RGP Pesca #carteira de pescador #carteiras de pescador cancelada #cancelamento carteiras de pescador no litoral Norte

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou nesta quinta-feira, 5 de maio, a Portaria a n° 479, DE 4 DE JUNHO DE 2025 que determina o cancelamento das licenças de pescadores e pescadoras profissionais que não realizaram o recadastramento obrigatório até o dia 31 de março de 2025. A medida tem como objetivo manter o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) atualizado. Atualmente o registro possui 1,8 milhões de pescadores cadastrados, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 127/2023.

Os profissionais poderão consultar se seus registros foram cancelados por meio da página eletrônica do Ministério da Pesca e Aquicultura. A decisão afeta diretamente mais de 300 mil pescadores e pescadoras que não cumpriram o prazo estabelecido para o recadastramento.

“A atualização do RGP é considerada essencial para o Ministério, pois ela garante a regularidade da atividade pesqueira no país, permite uma melhor gestão dos recursos públicos e assegura que os benefícios e políticas públicas sejam destinados corretamente aos profissionais do setor”, afirmou a Secretária Nacional de Registro Monitoramento e Pesquisa, Carolina Doria.

Os pescadores profissionais que ainda não se regularizaram podem entrar com recurso administrativo ao cancelamento, no prazo de 30 dias, contados a partir da data de publicação da portaria. Após esse período, serão realizadas as análises de todos os recursos e posteriormente será divulgada a relação definitiva de licenças canceladas.

Como solicitar o recurso?

O recurso deve ser protocolado exclusivamente de forma online, por meio do endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/peticionar-documentos-eletronicamente-ao-ministerio-da-agricultura-pecuaria-e-abastecimento

Para auxiliar no processo, o Ministério disponibilizou um manual eletrônico com orientações detalhadas aos interessados. O documento pode ser acessado pelo link: Manual do Peticionamento Eletrônico - 2025.

Entenda o processo

Desde a retomada do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2023, foram promovidas melhorias no sistema e realizada uma força-tarefa para análise dos requerimentos represados no processo de recadastramento. A iniciativa, conduzida em parceria com os Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, resultou na análise de aproximadamente 200 mil solicitações de RGP.

A regularização dos pescadores e pescadoras profissionais garante o exercício legítimo da profissão e possibilita o acesso a direitos como auxílio-doença, seguro defeso, benefícios previdenciários, crédito e outros benefícios sociais.

Além disso, a estratégia de regularização e informatização dos registros possibilita o cruzamento de dados com outros sistemas, promove a transparência e viabiliza a implementação de um sistema mais seguro. Essa iniciativa, aliada à cooperação em investigações e ao encaminhamento de denúncias, tem fortalecido os mecanismos de controle e contribuído para o combate a práticas fraudulentas.

No litoral Norte são 1.220 pescadores que tiveram suas carteiras canceladas.

Confira a quantidade de pescadores com carteira cancelada nos municípios do litoral Norte

Arroio do Sal- 59

Balneário Pinhal- 54

Capão da Canoa- 90

Capivari do Sul- 10

Cidreira- 57

Imbé- 94

Itati- 3

Maquiné-21

Morrinhos do Sul- 1

Mostardas- 50

Osório- 45

Palmares do Sul- 130

Santo Antônio da Patrulha- 7

Tavares- 30

Terra de Areia- 24

Torres- 285

Tramandaí- 189

Três Cachoeiras- 25

Três Forquilhas- 3

Xangri-Lá- 43

Total -1.220


Confira a lista CLICANDO AQUI

Foto- Sandro Sauer

Com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura

Como você se sentiu com essa notícia?

10
Amei
1
Incrivel
0
Uau
2
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO