Sociedade Amigos de Tramandaí será palco do II Encontro de Coros do Litoral
◔ 13/06/2025 18h01min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #2 encontro de coros de litoral #Oito grupos entre os mais representativos do Litoral Norte e de Porto Alegre #coralistas do litoral Norte #SAT #Tramandaí
No dia 14 de junho Tramandaí será sede de um dos maiores espetáculos de Música da região. Trata-se do II Encontros de Coros do Litoral, que acontece na Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), a partir das 16h.
Oito grupos entre os mais representativos do Litoral Norte e de Porto Alegre, estarão em palco. Mais de 200 coralistas diretamente envolvidos nas apresentações. Um espetáculo com as mais belas vozes e canções daqui!
O evento terá transmissão ao vivo pela Internet e irá gerar um vídeo-documentário de sua realização.
Estarão se apresentando os grupos:
-Coral Municipal de Tramandaí
-Coral Municipal de Osório
-Gurias do Porto, de Porto Alegre.
-Coro Luterano Litoral Nordeste, de Tramandaí
-Femina Vox, de Porto Alegre
-Nossa Gente, de Caraá
-Vida e Voz, de Tramandaí
-Nossa Voz, de Porto Alegre
Venha prestigiar! A entrada é gratuita!
Dia 14 de junho, sábado, a partir das 16hs na SAT (Sociedade Amigos de Tramandaí).
O II Encontro de Coros do Litoral é uma realização do produtor Gilmar Eitelwein em parceria com a Fundação Litoral. Projeto aprovado em edital público da prefeitura de Tramandaí, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério da Cultura e governo Federal.
Leia um breve histórico dos corais participantes
CORO LUTERANO LITORAL NORDESTE
Formado em 1998, a partir da necessidade de se ter auxílio musical nos cultos, teve como primeiro regente a professora de Música da Escola Sinodal, Liana Rubenich. No período seguinte, por sete anos, o coro foi regido pelo diretor da Escola Sinodal, prof. Uwe Strauss. Na sequência, foi transformado em grupo de canto, sob o comando de Jose Alberto Dietrich.
Com a regência do pastor Martim Reusch transformou-se em Coro novamente e, desde 2019, tem como regente o professor e maestro Vilson Gavaldão de Oliveira, que desenvolve repertório sacro e não sacro. Todos os anos a Igreja Luterana Bom Pastor promove o EMCANTO, evento que reúne corais de várias outras comunidades do RS.
O atual maestro possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Música pela Universidade Federal do RS. Preside a Associação Brasileira de Regentes de Coros.
CORAL VIDA E VOZ – SESC TRAMANDAÍ
O Coral Vida e Voz faz parte do Grupo Maturidade Ativa do Sesc-Tramandai. Formado em maio de 2023, o grupo conta com cerca de 30 pessoas.
Ele surgiu do desejo de expressar nossas emoções através da música, do canto e da alegria de estar vivendo em plena saúde e bem estar. É regido pelo professor Mário Tressoldi, um mestre nesta arte.
Mário Tressoldi é músico, compositor, arranjador, produtor e regente, bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mais de uma centena de premiações em festivais de música do sul e sudeste do país. Possui vasta experiência musical, com apresentações em diversos países, tais como: Uruguai, Argentina, Portugal, Alemanha e Holanda. Atualmente é integrante dos grupos Chão de Areia e Violas ao Sul além de regente e produtor musical e cultural.
Coral Gurias do Porto
O Coral Gurias do Porto foi fundado em 2016 na Casa da Música de Porto Alegre pelo maestro Didon Alan, que está à frente do grupo desde então. O grupo de gurias cantantes já realizou diversas apresentações em Porto Alegre e região. Atualmente conta com aproximadamente 40 cantoras, que são divididas em três vozes: sopranos, mezzos e contraltos. Seu repertório é bastante variado, contendo músicas brasileiras, internacionais, populares e eruditas.
As Gurias do Porto são regidas por Didon Alan Perius Dias, bacharel em Música
CORAL FEMINA VOX
Criado em 2008, o grupo nasceu de encontros no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre e da união de mulheres oriundas de grupos vocais diversos, no interesse em fazer do canto uma forma de expressão livre, ativa e prazerosa. Tem um repertório com ênfase na Música Popular Brasileira (MPB), interpretando canções de grandes nomes nacionais.
Presença constante em encontros e festivais nacionais e internacionais de coros, o Femina Vox já esteve em Foz do Iguaçú/PR, Criciúma/SC (Festival Internacional de Coros), Treze Tílias/SC (onde foram premiadas com o Troféu Galo do Tirol por dois anos seguidos), além das apresentações no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre.
O grupo faz aperfeiçoamento de voz com a técnica Regina Schaumlöffel, Bacharel em Música e Canto pela Ufrgs, e é regido pelo Maestro Luciano Lunkes, bacharel em Regência Coral pela Ufrgs. Lunkes possui especialização em Regência Orquestral na Itália e Regência Coral pelo Conservatório de Musica Franz Liszt, de Budapeste. Atualmente rege os corais da Sogipa, o Nossa Voz, o do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, o Femina Vox e o da Polícia Civil do RS.
CORAL MUNICIPAL DE OSÓRIO
Fundado em 8 de setembro de 2014, o Coral Municipal de Osório teve suas atividades suspensas em 2020, por conta da pandemia e retornou em junho de 2023. O coro está sob a coordenação da assessoria de cultura do município de Osório, tem como presidente João Marcos de Oliveira e já participou de festivais de coros no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também participa de eventos culturais no município de Osório.
Seu Regente é Douglas Schwantes, graduado em Licenciatura em Música pela UNIMES – Santos /SP, pós graduado em Música e Cognição, e em Regência Coral. Participa de cursos para regentes com professores do Brasil e exterior, técnica vocal com Lúcia Passos, Cintia De Los Santos e Andiara Mumbach.
Também é Regente em diversos coros no litoral e na cidade de Portão.
CORAL MUNICIPAL DE TRAMANDAÍ
O grupo foi criado em 2007 e, desde então, contou com renomados músicos e regentes no seu comando. Seu primeiro maestro foi Mário Tressoldi. Em 2012, o coral passou a ter a direção, coordenação artística e regência de Yimi Walter, com quem esteve em mais de 100 apresentações em várias cidades do estado. Representou Tramandaí em importantes palcos da capital como o Teatro Renascença, Salão de Atos da PUC, Reitoria da UFRGS e Santander Cultural.
No início de 2023, com a morte inesperada de Yimi Walter, o coral passou por uma reestruturação, afinal, seu nível profissional fora elevado pelo ex-Maestro, que deixou, também, sua assinatura no desenvolvimento cultural da cidade. Desde 2023, está sob regência de Henrique Lemos, titular da Banda Municipal local. Ele vem consolidando seu trabalho focando em novos desafios, ajustando o novo perfil e buscando superação e excelência de parte dos integrantes.
Henrique Lemos é formado pela Ufrgs e Ipa, especializado em bandas e fanfarras, além de arranjador. Já desenvolveu trabalhos com coral de adultos e jovens nas cidades de Barão do Triunfo e Cerro Grande do sul, tendo atuado também em inúmeras outras cidades, como Guaíba, Sertão Santana, Barra do Ribeiro e Viamão.
CORAL NOSSA GENTE
O Coral Nossa Gente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinado a pessoas com mais experiências de vida, iniciado em 2014 no município de Caraá. O grupo tem como finalidade proporcionar qualidade de vida, diversão e troca de conhecimento que vai além do canto. Com engajamento da população e da gestão atuante no período, deu-se início às atividades que perduram até os dias atuais.
Conduzido pelo regente musical Mario Tressoldi e o acordeonista Elisandro Rocha, ele tem como objetivo cantar e encantar os quatro cantos de Caraá e região.
Mário Tressoldi é músico, compositor, arranjador, produtor e regente, bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mais de uma centena de premiações em festivais de música do sul e sudeste do país. Tem vasta experiência musical, com apresentações em diversos países, tais como: Uruguai, Argentina, Portugal, Alemanha e Holanda. Atualmente é integrante dos grupos Chão de Areia e Violas ao Sul, além de regente e produtor musical e cultural.
CORAL NOSSA VOZ/UCERGS
Originalmente, o Coral Nossa Voz/UCERGS é o antigo Coral da Amrigs, que encerrou suas atividades durante a pandemia da covid-19. Desde então, tem como sua entidade apoiadora a União dos Cegos do RS (UCERGS).
Desde sua fundação, em 2021, o grupo tem participado de festivais de coros no estado, bem como de eventos internos e externos de sua mantenedora. Seu repertório está concentrado na Música Popular Brasileira (MPB). Conta, ainda, com o auxílio da Técnica Vocal de Regina Schaumloffel.
O Regente, Luciano Lunkes é bacharel em Regência Coral pela Ufrgs, possuindo especialização em Regência Orquestral pela Itália e Regência Coral pelo Conservatório de Música Franz Liszt, de Budapeste. Dentre os grupos que já comandou destacam-se o Vocal Mandrialis (Porto Alegre), o Central European University Choir (Budapeste/Hungria), o DeCanto Brazilian Vocal Group (Nova Iorque/ EUA), entre outros. Atualmente rege os corais da Sogipa, o Nossa Voz, o do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, o Femina Vox e o da Polícia Civil do RS.
Fotos- Divulgação
Com informações de Gilmar Eitelwein
Galeria de Fotos




